F1 – Ferrari planeja investigação profunda para descobrir razão da má forma

sexta-feira, 2 de agosto de 2013 às 15:25

Ferrari

Stefano Domenicali, chefe da Ferrari, encomendou uma investigação profunda aos seus engenheiros chefes para saber o porquê do péssimo ritmo apresentado nas últimas corridas.

Nesta temporada, a equipe tem sido mais forte nas corridas do que nas classificações, e acreditava-se que a chave para vencer o campeonato estava em melhorar sua velocidade nos sábados. Entretanto, na Hungria a Scuderia sofreu pela primeira vez com um péssimo ritmo no domingo, o que deixou Fernando Alonso nitidamente frustrado.

Uma das teorias que explicam a súbita queda de rendimento, inclui a mudança na estrutura dos pneus da Pirelli, que teria afetado mais o F138 do que os carros das rivais. Domenicali acredita que encontrar uma resposta para o que está acontecendo, antes do GP da Bélgica, será muito importante para as pretensões da Ferrari em 2013.

“Percebemos uma perda considerável no ritmo que tínhamos no começo da temporada,” explicou Domenicali. “Durante as corridas sempre fomos muito fortes, mas na Hungria não correspondemos, tanto com os pneus médios quanto com os macios.”

“Precisamos entender se os pneus são os verdadeiros culpados e como poderíamos reagir, porque não acho que veremos mais mudanças nessa área até o final da temporada. Muita coisa também vai depender da escolha dos compostos para as últimas corridas do ano. Precisamos analisar tudo isso com muito cuidado, especialmente vendo o que a Mercedes, que sofria bastante com a degradação, foi capaz de fazer em Hungaroring,” continuou.

A Ferrari também precisa melhorar quando se trata do desenvolvimento do seu carro, já que as últimas peças introduzidas na Inglaterra e na Alemanha não funcionaram como o esperado. Isso fez com que a equipe voltasse a usar uma configuração antiga durante o GP da Hungria, ou seja, o carro era o mesmo que disputou o Grande Prêmio da Espanha, no mês de maio.

Domenicali reconheceu que precisava ser mais produtivo com o túnel de vento, mas acha que ainda pode estar confiante para o restante da temporada.

“Fizemos boas corridas em Nurburgring e em Silverstone, do ponto de vista de nossa performance, e conseguimos apresentar uma melhora na classificação. Estamos com um programa de desenvolvimento que deve ficar pronto antes de Spa, e espero que os resultados sejam como o esperado. Não vejo o porquê não estarmos confiantes. Eu confio na capacidade do meu grupo de engenheiros, e é isso que importa,” completou Domenicali.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.