F1 – Ferrari nomeia novo chefe do programa de piloto júnior

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015 às 13:02

Massimo Rivola

Massimo Rivola está definido para assumir a direção da Academia de Pilotos da Ferrari como parte dos planos da Scuderia para reestruturar seu programa de jovens pilotos de F1.

Houve especulação de a Ferrari iria fechar esse programa no início deste ano, mas o chefe da equipe Maurizio Arrivabene negou fortemente na época.

Surgiu agora que a Ferrari planeja aumentar o programa, embora não com o tamanho do equivalente na Red Bull, e ajustar sua abordagem.

Como parte da mudança, o diretor esportivo Rivola irá substituir Luca Baldisserri como chefe do programa, com esta alteração devendo ser confirmada no final deste mês.

A empresa italiana criou a academia em 2009 para desenvolver futuros pilotos para a sua equipe de F1. Mas enquanto o programa júnior da Red Bull levou Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo, e Daniil Kvyat para sua equipe sênior e muitos outros para a Toro Rosso, nenhum piloto da academia da Ferrari, fez o passo acima para a F1 da Scuderia.

Os atuais membros da academia são o piloto da GP2 e piloto reserva da Sauber Raffaele Marciello, o piloto da GP3 Antonio Fuoco e o jovem chinês Guan Yu Zhou, que provavelmente correrá no campeonato europeu de F3 no próximo ano. O piloto canadense da Euro F3, Lance Stroll, deixou o programa recentemente para assumir um papel de piloto de desenvolvimento com a Williams.

Apesar de nenhum piloto formado pela Academia tenha corrido para a Ferrari na F1, o falecido Jules Bianchi fazia parte do programa, assim como Sergio Perez antes de sua decisão de se juntar à McLaren em 2013.

O único piloto com idade inferior a 27 anos que conduziu para a Scuderia nos últimos 20 anos foi Felipe Massa, que tinha 24 anos quando chegou à Ferrari em 2006.

A atual equipe da Ferrari, Kimi Raikkonen com 36 anos e Sebastian Vettel com 28, é uma das mais velhas no grid.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.