F1 – Ferrari, McLaren e Renault vão apelar da decisão sobre a Racing Point

sexta-feira, 7 de agosto de 2020 às 17:39

Sergio Perez – Racing Point RP20

O veredicto da FIA sobre o protesto da Renault contra o Racing Point vai enfrentar apelos de pelo menos três equipes.

Ferrari, Renault e McLaren confirmaram que vão recorrer da decisão publicada pelos comissários da FIA esta manhã. Eles acreditam que a punição imposta a Racing Point é muito branda.

Um painel de quatro comissários da FIA confirmou hoje o protesto da Renault contra o Racing Point sobre o desenho de seus dutos de freio. Eles decidiram que a Racing Point violou as regras de peças listadas da F1 ao basear o projeto dos dutos traseiros do RP20 nas peças usadas pela Mercedes em seu carro de 2019.

Os comissários observaram que o desenho dessas peças é legal de acordo com os regulamentos técnicos e indicaram que a Racing Point pode continuar a usá-las. Este resultado gerou críticas de vários diretores de equipe durante a coletiva de imprensa de hoje.

“Eu entendo o lado técnico por trás disso”, disse o CEO da McLaren, Zak Brown. “Quando você passa pela inspeção técnica, algo tem que ter um determinado peso, tamanho, dimensão você passa naquele teste. Mas como ele realmente chegou ao carro foi considerado ilegal.”

“Então eu acho que isso precisa ser esclarecido e esclarecido para o futuro, que você pode quebrar o regulamento esportivo, mas não o técnico e então continua. Porque se você ler a documentação, eles foram punidos por causa da vantagem competitiva injusta que tiveram na Áustria. Mas eles ainda não estão carregando essa vantagem injusta neste fim de semana? ”

Por violação das regras de projeto da F1, a Racing Point foi multada em € 400.000 e teve 15 pontos deduzidos da pontuação do campeonato de construtores. A dedução de pontos é inferior aos 34 pontos conquistados pela equipe ao longo das últimas três corridas, que foram objeto de protesto da Renault. Eles caíram de P5 para P6 no campeonato, com Renault, Ferrari e McLaren imediatamente à frente deles.

As equipes tiveram uma janela de 24 horas para declarar a intenção de apelar, começando quando o veredicto foi emitido às 9h30, horário local, esta manhã. Feito isso, eles devem apresentar seus recursos nas próximas 96 horas.

Falando na coletiva de imprensa da FIA no início de hoje, o diretor da equipe Ferrari Mattia Binotto disse que “o ponto mais importante que foi pelo menos esclarecido é que houve uma violação do regulamento”, mas ele pretendia considerar se “a penalidade e o veredicto foi o certo”.

É bom deixar claro que a própria Racing Point pode optar por apelar da decisão de ter sido punida também.

A confusão basicamente é a seguinte
A Racing Point comprou todas as peças não listadas no regulamento da Mercedes em 2019. Não há problema nisso. Uma peça não listada pode ser vendida de uma equipe para a outra, ou o projeto dela.

A Racing Point usou os dutos de freio da Mercedes em 2019, mas somente os dianteiros, porque o carro tinha rake e os dutos traseiros não serviam para um carro com rake mais alto que o da Mercedes, que é um dos poucos carros do grid que é basicamente plano, sem quase nenhum rake.

Agora em 2020, a Racing Point copiou aquele carro de 2019 da Mercedes, portanto o carro dela perdeu o rake e ela passou a usar os dutos traseiros do carro da Mercedes, que ela já tinha comprado em 2019. Em 2020 os dutos de freio passaram a fazer parte das “peças listadas”.

Então temos um belo imbróglio, pois a Racing Point está usando dutos de 2019 no carro de 2020.

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AS - www.autoracing.com.br

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