F1 – Ferrari e Red Bull mudam planos dos testes novamente

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 às 12:32

F112-vettel-jerez-teste-quinta615
Ferrari e Red Bull foram forçadas a abortar os planos de um programa de testes revisado em Barcelona nesta semana após a intervenção da FIA.

Ambas as equipes esperavam treinar de sexta-feira a segunda em Barcelona, ao invés de quinta a domingo, como todas as outras competidoras presentes no teste haviam concordado.

Entretanto, a Ferrari revelou nesta terça-feira que um esclarecimento da FIA a respeito do artigo 22.4 do regulamento esportivo da Fórmula 1, que governa os testes, significava que não seria mais possível manter sua mudança de planos.

De acordo com o site Autosport, a intervenção da FIA aconteceu após um pedido de esclarecimento sobre o texto do artigo 22.4C das regras. A cláusula afirma que, além de alguns testes em linha reta e um teste para jovens pilotos, nenhum teste pode ocorrer “entre o começo da semana antecedendo o primeiro evento do campeonato e 31 de dezembro do mesmo ano”.

O problema em questão era a definição de quando seria a “semana antecedendo o primeiro evento do campeonato”. Enquanto Ferrari e Red Bull acreditavam que poderiam testar na próxima semana porque achavam que a semana anterior ao GP da Austrália começava na segunda-feira, 12 de março, o esclarecimento da FIA teve um ponto de vista diferente.

Entende-se que a FIA acredita que a regra se refere à semana completa antes da semana do evento – portanto, o período de proibição dos testes começa na segunda-feira, 5 de março.

Apesar de mudar seus dias, a Ferrari vai manter seu plano original para os pilotos – com Felipe Massa testando no primeiro e terceiro dias (quinta/sábado) e Fernando Alonso pilotando no segundo e último dias (sexta/domingo). A Red Bull também vai alternar seus pilotos, com Mark Webber na quinta e no sábado e Sebastian Vettel na sexta e no domingo.

A confirmação de que as equipes não poderão testar depois deste domingo significa que a Lotus não poderá realizar nenhum treino extra para compensar sua saída do teste de Barcelona por causa de problemas na suspensão dianteira. Além disso, a Marussia só poderá fazer um teste em linha reta ou um dia de filmagens com seu carro novo se ele passar no último teste de impacto, marcado para o final desta semana.

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.