F1 – Ferrari e Mercedes em alerta vermelho por cláusula de Max Verstappen

sábado, 29 de junho de 2019 às 11:34

Max Verstappen

Notícias emergentes da Espanha e agora do paddock da Áustria afirmaram que Max Verstappen estará livre para discutir um acordo com os rivais da Red Bull, se ele não vencer uma corrida até o GP da Hungria em 4 de agosto deste ano. A Red Bull confirmou anteriormente que o acordo de Verstappen inclui várias cláusulas de desempenho, o que permitiria que ele partisse se a equipe não alcançasse certos alvos.

A verdade é que a silly season tornou-se como jogos de cassino com vários apostadores importantes da F1 colocando suas fichas no futuro pelo jovem fenômeno piloto holandês.

A mudança da Red Bull para a Honda e a mudança nos regulamentos para 2019 fizeram com que a equipe, e Verstappen, recuassem de uma posição de força que tinham no final de 2018.

O holandês teve uma bela vitória no México e dominou o GP do Brasil até que uma certa vitória foi tirada dele em uma colisão com o retardatário Esteban Ocon.

Esta temporada tem sido uma história diferente. Verstappen esteve no pódio na Austrália e na Espanha, mas tem cinco P4s, muitos dos quais ultrapassaram o verdadeiro ritmo da RB15, que não é páreo para o W10 da Mercedes e na verdade nem para a Ferrari.

Uma temporada cheia de erros da Ferrari abriu a porta para Verstappen lutar contra eles em várias ocasiões, mas ele não teve ritmo para lutar contra seus rivais quando eles não erraram.

Agora em sua quinta temporada na F1, com 22 anos de idade, Verstappen tem apenas cinco vitória, um retorno insignificante quando comparado com Lewis Hamilton e Sebastian Vettel em fases semelhantes de suas carreiras.

Depois de ficar em P4 na França na semana passada, Verstappen exigiu mais potência da Honda pela primeira vez este ano, com o Dr. Helmut Marko ecoando as ligações, dizendo que a marca japonesa precisava romper com sua tradição e correr mais riscos.

E os comentários de Marko talvez possam agora ser pintados sob uma luz diferente, com o jornal espanhol Marca afirmando que Verstappen poderá buscar um acordo em outro lugar se ele não vencer na Áustria, Grã-Bretanha, Alemanha ou Hungria.

O holandês teve um impressionante começo de temporada, terminando entre os cinco primeiros em todas as corridas, mas apenas dois deles foram pódios, com a Mercedes vencendo e a Ferrari à frente da Red Bull também.

Colocado para ele que ele terminou em P4 cinco vezes já, um Verstappen rindo respondeu: “Ótimo!”

Ele então acrescentou: “Eu não chamaria isso de tão frustrante. Não é que eu esteja a quilômetros de distância. Sempre tenho uma Ferrari ou uma Mercedes na frente, mas não estou tão longe.”

“Precisamos continuar nos esforçando para conseguir mais desempenho do carro, mas também do motor, no momento.”

“Estamos claramente perdendo um pouco de ritmo de ambos os lados, mas, ainda assim, sempre tento tirar o melhor proveito disso. É claro que não estou aqui para fazer P4 – quero vencer corridas. Não é bom guiar para ficar em P4 sempre perdendo, mas é o que temos no momento.”

O piloto de 21 anos é considerado um dos melhores pilotos do grid, mas ainda precisa de um carro capaz de montar um desafio real de título mundial em seus cinco anos de F1.

Apesar de Verstappen ter vencido com a Red Bull no ano passado na Áustria, ele retorna nesta semana pessimista de suas chances de repetir esse sucesso, que foi auxiliado pelo duplo abandono da Mercedes.

Antecipando a corrida, ele foi questionado sobre seu futuro na Red Bull, e se ele poderia buscar uma mudança de cenário para 2019.

Ele disse: “Claro, eu não estou aqui para ficar em P4. Eu quero vencer corridas.”

“Eu não estou muito preocupado com o que vai acontecer no próximo ano ou até mesmo além disso. No momento, eu só quero focar neste projeto porque eu acho que ainda há potencial e nós estamos apenas começando. Mas como eu disse, é claro, não quero continuar guiando até ter 35 anos chegando em P4.”

 

[the_ad id=”237872″]

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.