F1 – Ferrari consultou a FIA antes de mudar o grid de Austin

segunda-feira, 19 de novembro de 2012 às 9:44

Stefano Domenicali e Felipe Massa - Ferrari

Stefano Domenicali manteve a cabeça erguida ao responder “sim” uma pergunta da mídia após a corrida de domingo.

Antes da prova, o chefe da Ferrari havia aprovado a violação do lacre da caixa de câmbio de Felipe Massa não para consertar a unidade, mas simplesmente visando criar uma punição que beneficiaria Fernando Alonso.

Ao ser questionado se isso está dentro do chamado “espírito” das regras, Domenicali insistiu: “Sim, caso contrário nós não teríamos feito. É algo que está dentro das nossas possibilidades”, disse o italiano, revelando que a equipe de Maranello inclusive consultou a FIA antes de tomar a decisão.

Mais do que nunca na Fórmula 1, os puristas ficaram divididos sobre a decência da sabotagem de Massa, mas a maioria concordou que o lendário fundador da equipe, Enzo Ferrari, teria aprovado. Porém, um chefe de equipe rival declarou à Auto Motor und Sport: “Não é para isso que a regra da caixa de câmbio serve”.

Martin Whitmarsh, da McLaren, acrescentou seu nome à lista de críticos. “Não vamos esquecer, quando Fernando estava conosco, não foi o fato de fazer essas coisas que o fez deixar a equipe. Você precisa correr da maneira que considera apropriada. Mas creio que, se eu tivesse me classificado do lado rápido do grid e passasse para o lado lento, teria ficado bastante irritado”.

Domenicali apontou que a Ferrari pelo menos foi honesta. “Nós poderíamos facilmente ter simulado alguma coisa, mas queríamos ser completamente transparentes. Se outro chefe de equipe disser que não fizemos a escolha correta, ele está mentindo”.

De fato, Domenicali e a Ferrari tomaram a decisão bem tarde, porque havia rumores de que a Red Bull estava pronta para responder quebrando o lacre da caixa de câmbio de Mark Webber. “Isso faz parte das decisões estratégicas. Faz parte do jogo”, insistiu ele.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.