F1 – Ferrari completa 99,8% das voltas das 12 primeiras de 2010

quinta-feira, 18 de novembro de 2010 às 14:13
Apesar de não ter sido a mais rápida desde o começo da temporada e de estar sendo batida em desempenho pela Red Bull – e pela McLaren -, a Ferrari foi a equipe com melhor confiabilidade de equipamento na primeira fase do atual campeonato mundial de Fórmula 1.

Desde a primeira corrida da temporada de 2010, realizada no Bahrain, somando até o último Grande Prêmio da Hungria, a Fórmula 1 teve um total de 1474 voltas. A Ferrari tem um total de 1471 voltas completadas nesta temporada, ou seja, as únicas três voltas que a equipe de Maranello não completou, foram decorrentes do abandono de Fernando Alonso no final do Grande Prêmio da Malásia. Felipe Massa completou todas as voltas da temporada até o momento. Desta maneira a Ferrari apresenta um aproveitamento de 99.8% na primeira fase do atual campeonato.

Mesmo com seus carros tendo certa reputação de frágeis [que até aqui parece injusta], a Red Bull, equipe mais rápida da temporada até o momento, ocupa o segundo lugar em termos de aproveitamento, com uma média de 93.1% de voltas percorridas até a corrida na Hungria. Vettel teve um abandono na Austrália devido uma falha na roda. Em outras ocasiões, o carro da Red Bull sofreu algum tipo de quebra mas ainda assim conseguiu terminar as provas, como por exemplo no Bahrain, onde Sebastian Vettel teve um problema com a vela de ignição do motor Renault. Vettel também teve problemas mecânicos na Espanha, mas ainda assim finalizou a prova no terceiro lugar.

Durante a classificação para o Grande Prêmio da Turquia, Vettel sofreu um problema de suspensão que acabou lhe custando a pole, mas este fato não conta nas estatísticas pois ainda assim o alemão classificou, correu e concluiu a prova. Ainda assim é possível dizer que este problema teve influência na conquista de pontos da equipe austríaca.

Além disso, a Red Bull teve participação em notórios acidentes, como a colisão entre Vettel e Webber na Turquia, a qual acabou eliminando o alemão da prova e a famosa decolagem de Webber, quando o australiano subiu na roda traseira da Lotus de Kovalainen, durante o Grande Prêmio de Valência.

A Mercedes GP ocupa a terceira posição do ranking, com a média de 92.7% voltas completadas. A equipe alemã contabilizou três abandonos até a atual fase do campeonato. Outro fato curioso envolvendo a equipe de Nico Rosberg e Michael Schumacher, é que a equipe contabiliza uma volta “tomada”, quando Schumacher tomou uma volta dos líderes no Grande Prêmio da Hungria.

Mesmo estando na briga pelo campeonato, a Mclaren está atrás da Mercedes GP em termos de durabilidade, com uma média de 91.4% voltas completadas, ocupando a quarta posição no ranking. Lewis Hamilton perdeu seguros 18 pontos de um segundo lugar, por causa de uma falha na roda. Na Hungria o inglês teve problemas com o diferencial ainda no começo da corrida e em Monaco Button abandonou com o motor fundido, devido à uma tampa na tomada de ar esquecida por um mecânico, o que não é exatamente uma falha mecânica mas acabou motivando uma.

No final da tabela, aparece a Sauber, com a pior durabilidade do atual campeonato. A equipe suíça completou apenas 57.9% das voltas realizadas até o momento e neste quesito se encontra atrás de equipes visivelmente mais fracas em termos de desempenho, como a Hispania, Virgin e Lotus. A equipe suíça completou 854 voltas até o momento. Kamui Kobayashi não viu a bandeira quadriculada até a quinta etapa da temporada, enquanto Pedro De la Rosa abandonou em sete das doze corridas realizadas. Apesar disso, desde a chegada de James Key, novo diretor técnico da equipe de Peter Sauber, a confiabilidade e a performance da equipe melhoraram. Uma prova disso é que Kobayashi pontuou em três das últimas quatro corridas disputadas.

Das equipes novas, a Lotus é a melhor colocada, tendo completado 1049 voltas, seis a mais do que a Hispania, que está na frente da Virgin Racing, mesmo tendo uma performance pior do que a equipe do brasileiro Lucas Di Grassi. Heikki Kovalainen abandonou seis provas correndo pela Lotus e Jarno Trulli, seu companheiro de equipe, acabou não completando cinco provas.

A Virgin Racing curiosamente não tinha um tanque de combustível grande o suficiente para terminar corridas no começo da temporada, mas desde que um tanque mais largo foi adicionado, os seus dois pilotos concluíram seis provas.

Confira a tabela de voltas completadas pelas equipes até o momento atual da temporada:

1. Ferrari 99.8%
2. Red Bull 93.1%
3. Mercedes 92.7%
4. McLaren 91.4%
5. Renault 86.4%
6 Williams 86.1%
7. Force India 85.5%
8. Toro Rosso 80%
9. Lotus 71.1%
10. Hispania 70.7%
11. Virgin 65.2%
12 Sauber 57.9%

Fabio Henrique – 16/08/10
www.autoracing.com.br

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