F1 – Ferrari blefando nos treinos livres em Sochi?

sexta-feira, 28 de setembro de 2018 às 20:58

Kimi Raikkonen – Sochi 2018

A Ferrari e a Mercedes trouxeram atualizações aerodinâmicas significativas para o GP da Rússia. Mas no final do primeiro dia de treinos, a Mercedes foi bem mais rápida.

Como já vimos várias vezes neste ano, a Ferrari tende a segurar mais o ritmo na sexta-feira e, em seguida, dá um passo maior do que seus rivais no sábado. Mesmo assim, sua desvantagem de meio segundo para a Mercedes é maior do que normalmente acontece.

Sua nova asa dianteira não produziu o ganho desejado em desempenho? Ou eles estavam indo mais longe do que o habitual para disfarçar o benefício de uma atualização muito importante?

Se amanhã a asa desaparecer do carro, saberemos que foi a primeira hipótese. Mas a segunda hipótese parece mais provável, como indicado por uma mensagem de rádio para Sebastian Vettel durante a sessão, quando ele não conseguiu igualar o ritmo de uma das Saubers.

Nem os rivais da Ferrari acreditam que, de repente, perderam o ritmo em uma pista onde Maranello fez a primeira fila do grid no ano passado. “Eu não acredito que seja real”, disse Valtteri Bottas. “Eu acho que vai ser muito próximo.”

“Normalmente eles ganham muito nas retas, mas hoje eles não pareciam ter potência total ou algo assim.”

Hoje a Ferrari não mostrou nada parecido com o tipo de progresso ano a ano que todos os carros normalmente apresentam. Hoje a Ferrari foi 0.734s mais lenta do que tinha sido neta mesma sexta-feira de 2017 em Sochi. A Mercedes ainda está por vir mais rápida do que seu melhor tempo de 2017 (+0.121s), mas a Ferrari está distante demais (a Williams, enquanto isso, está pronta para outro final de semana miserável).

Devemos ver melhorias significativas no tempo de volta, uma vez que a poeira tenha se estabilizado na classificação de amanhã. A corrida está sendo realizada cinco meses depois do que foi na temporada passada, o que significa que as equipes tiveram o benefício do tempo extra de desenvolvimento.

E a Pirelli trouxe seu pneu hiper macio, que oferece uma melhora significativa no tempo de volta. O treino de hoje deixou os pilotos a menos de dois décimos de segundo do recorde do circuito de Sochi, que muito provavelmente será batido amanhã.

No entanto, o desempenho do pneu em stints longos deu aos pilotos algumas dores de cabeça. “Em uma volta, eles se sentem bem aqui, mas no longo prazo, ambos os compostos apresentaram granulações”, explicou Bottas.

“Eu não acho que fomos os únicos. Então, definitivamente na corrida antes da parada com os compostos de pneus mais macios, será muito difícil controlar a granulação.”

O dia da corrida está previsto para ser 4 graus mais quente, que, juntamente com o aumento da borracha na pista (inclusive com a ajuda de outras categorias que também usam pneus Pirelli), deve ajudar a reduzir as preocupações. Isso pode levar algumas equipes a preferir começar a corrida com o ultra-macio.

“Vimos algumas equipes fazendo stints longos com os ultra-macios esta tarde porque é provavelmente uma boa escolha para a corrida”, disse o diretor esportivo da Pirelli, Mario Isola. “E se alguém tentar largar com o ultra-macio, significa que eles têm a opção de terminar a corrida com o macio ou, com carro mais leve, no hiper-macio”.

Isso é bom para a Mercedes e a Ferrari, que têm chance de alcançar o Q3 com o segundo pneu mais macio, mas mais uma vez os outros pilotos que alcançaram o Q3 podem estar em desvantagem. E enquanto havia apenas quatro deles em Cingapura, poderia haver seis neste fim de semana, já que a punição aos pilotos da Red Bull significa que eles não têm incentivo para tentar chegar ao Q3.

AS - www.autoracing.com.br

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