F1 – Ferrari anuncia reestruturação do departamento técnico

quarta-feira, 22 de julho de 2020 às 12:44

Mattia Binotto

Desesperada para retomar o ataque de 2020 (e 2021), a Ferrari anunciou uma reestruturação de seu departamento técnico, com o objetivo de ser “mais eficaz e garantir uma ênfase mais holística no desenvolvimento de desempenho”.

“Isso foi alcançado instituindo uma cadeia de comando mais focada e simplificada e fornece aos chefes de cada departamento os poderes necessários para alcançar seus objetivos”, disse a equipe de Maranello.

Para isso, também foi estabelecido um novo departamento de Desenvolvimento de Desempenho, liderado por Enrico Cardile.

As outras áreas principais permanecem inalteradas, com Enrico Gualtieri, responsável pela UP, Laurent Mekies como diretor esportivo e responsável pelas atividades nas pistas, enquanto Simone Resta continuará a liderar o departamento de engenharia de chassi.

Obviamente, a maioria argumentará que o chefe da equipe Mattia Binotto deve se concentrar inteiramente no lado técnico e que um ‘especialista’ seja promovido ou trazido como chefe da equipe.

“Como sugerido há alguns dias atrás, estamos fazendo alterações no lado técnico da organização, a fim de acelerar o desenho e o desenvolvimento no desempenho do carro”, disse Binotto.

“Foi necessária uma mudança de direção para definir linhas claras de responsabilidade e processos de trabalho, reafirmando a fé da empresa em seu conjunto de talentos técnicos.”

“O departamento administrado por Enrico Cardile poderá contar com a experiência de Rory Byrne (projetista das Ferraris campeãs de Michael Schumacher) e engenheiros estabelecidos como David Sanchez. Será a pedra angular do desenvolvimento do carro.”

“Acreditamos que o pessoal da Ferrari é do mais alto nível e não temos nada a invejar sobre nossos principais concorrentes nesse aspecto, mas tivemos que fazer uma mudança decisiva, elevando a régua em termos das responsabilidades dos chefes de departamento.”

“Já dissemos isso várias vezes, mas vale a pena repetir: começamos a lançar as bases de um processo que deve levar a um novo e duradouro ciclo de vitórias. Isso levará algum tempo e sofreremos reveses como o que estamos enfrentando agora em termos de resultados e desempenho. Mas devemos reagir a essas deficiências com força e determinação para voltar a estar no topo deste esporte o mais rápido possível. É isso que todos nós queremos e o que nossos fãs no mundo todo esperam de nós.”

Aos olhos de muitos, isso será visto como muito pouco, muito tarde.

Falando na corrida de domingo, que viu Sebastian Vettel terminar em P6 e o companheiro de equipe Charles Leclerc em P11, admitiu-se que eram necessárias medidas.

“Após três corridas, está claro que estamos em pior estado do que esperávamos e precisamos reagir sem demora”, afirmou. “Todo o projeto do carro deve ser revisado”, acrescentando rapidamente, com um aceno para os problemas do ano passado”, levando em consideração os limites atualmente impostos pelo regulamento.”

“Estou ciente de que não há varinha mágica na Fórmula 1”, continuou ele, “mas temos que acelerar o processo para mudar as coisas, tanto a curto quanto a longo prazo.”

“Também pode ser necessário olhar para a nossa organização”, ele admitiu, “para melhorar e fortalecer nossos métodos de trabalho onde a necessidade for maior. Mas, primeiro, como equipe, precisamos entender a dinâmica que nos levou a essa situação.”

“Tenho confiança nas pessoas que trabalham na Gestione Sportiva”, insistiu. “Iniciamos um longo processo que deve levar a outro ciclo de vitórias. Vai demorar um pouco, mas toda a empresa entende e apoia essa visão.”

“Não é demitindo as pessoas que você faz o carro andar mais rápido”, declarou ele, em resposta a algumas das demandas recentes da mídia italiana. “Vai levar muito tempo. Será necessário paciência.”

“As atualizações que trouxemos na Áustria provaram correlação e, no momento, pelo menos já tratamos disso, mas o déficit em termos de desempenho ainda está lá.”

“Falta velocidade nas retas, falta de velocidade nas curvas. No geral, o carro precisa ser melhorado em todas as áreas. É simples assim. Não é algo que um truque simples resolva, ou uma solução ou pacote simples. Vai levar tempo. Quanto tempo? Ainda não tenho a resposta.”

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.