F1 – Ferrari altera seu assoalho para aumentar a rigidez

sexta-feira, 7 de julho de 2017 às 8:07
Assoalho da Ferrari SF70H

Assoalho da Ferrari SF70H

A Ferrari fez modificações para fortalecer a área do assoalho de seu carro, em meio a intriga da temporada sobre potenciais flexões desta área do SF70H.

Houve uma grande atenção em torno do assoalho da Ferrari desde o início da temporada, quando um vídeo surgiu mostrando partes que vibram em velocidade, enquanto havia outras sugestões de que a parte traseira do assoalho também estava cedendo em alta velocidade.

Alguns acreditavam que este comportamento visava tentar selar o assoalho, em uma tentativa de talvez criar um efeito solo para ajudar a melhorar o desempenho do carro em curvas de alta velocidade.

Havia outras teorias de que a vibração destinava-se a criar uma barreira de fluxo de ar para perturbar qualquer turbulência que pudesse afetar as peças que gerassem downforce no carro.

A Ferrari negou fortemente qualquer sugestão de irregularidades e seu carro passou por todos os testes da FIA, mas modificações foram feitas na China, onde a equipe criou uma aba na superfície superior do assoalho – com a forma de uma asa de borboleta.

Este elemento extra foi entendido como ajuda em duas frentes – adicionando alguma rigidez muito necessária em meio à intriga sobre a flexão, além de produzir um efeito aerodinâmico.

Para o GP da Áustria, a abertura mais avançada que é parte fundamental desta área do carro foi fechada e uma inserção de metal adicionada para aumentar a rigidez.

Essas modificações devem servir para apagar os pontos de interrogação sobre possíveis flexões do assoalho, mas será interessante ver se elas têm algum impacto no desempenho do carro em uma pista onde a eficiência aerodinâmica tem um papel maior do que em corridas recentes.

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