F1 – Fernando Alonso, o milagreiro

sábado, 13 de maio de 2017 às 15:23
Alonso após classificação em Barcelona - 2017

Alonso após classificação em Barcelona – 2017

Por: Adauto Silva

Fernando Alonso é um piloto de F1 que, assim como Schumacher, desperta uma ambiguidade inexplicável entre os fãs brasileiros de F1.

Sim, só nos brasileiros. No resto do mundo Alonso é reverenciado como um dos melhores pilotos que a F1 já viu. Lógico que o espanhol tem seus “haters” em todos os lugares, mas isso os outros pilotos também tem.

Agora, a quantidade de “haters” que Alonso tem no Brasil só se compara a da época de Michael Schumacher. O alemão de fato fez algumas sujeiras claras na pista. Ganhou em 1994 com um carro reconhecidamente fora do regulamento, jogou seu carro contra adversários duas vezes em disputa pelo título, atravessou no meio da pista de Monaco descaradamente para terminar uma classificação onde até aquele momento ele tinha a pole, mas era quase certo que a perderia e espremeu Rubens Barrichello no muro, que só conseguiu escapar de um enorme acidente por muita sorte.

E essas foram apenas as “vigarices” reconhecidas, aquelas que todo mundo viu. Muitos dizem que houveram outras que ele fazia lá dentro da Ferrari, mas como não tenho certeza de nenhuma delas, seria vil de minha parte mencioná-las aqui.

Mas e Alonso? O que ele fez na pista de vigarice? Ganhou algum campeonato no tapetão? Jogou seu carro descaradamente contra algum adversário em alguma disputa? Que eu me lembre, não.

Alonso aprontou algumas, mas fora da pista. Chantageou Ron Dennis com emails que provariam a culpa da McLaren ao espionar a Ferrari em 2007. Pediu para  a Ferrari mandar Felipe Massa sair da frente dele em 2009 no GP da Alemanha, já que ele estava um pouco mais rápido, mas não conseguia ultrapassar. Nos seus tempos de McLaren e Ferrari fazia exigências para ter benefícios em detrimento de seus companheiros de equipe.

O caso do Spygate da McLaren e Ferrari pra mim foi o pior, pois mostrou até onde Alonso estaria disposto a ir para vencer. Mas os outros casos não. O caso do Nelsinho Piquet em Cingapura 2008 nunca foi provado nada que Alonso sabia do esquema. Seus “haters” tem uma certeza disso além do compreensível. Eu entrevistei Nelsinho Piquet em áudio aqui no Autoracing e ele negou categoricamente que Alonso sabia do esquema, até porque Alonso não precisaria saber de nada para o esquema bolado por Briatore funcionar.

Então realmente eu não consigo entender tanto ódio por um piloto que não manchou o esporte sendo o protagonista de alguma vigarice. Os próprios pilotos da F1 não tem nada contra Alonso. Nelsinho teve toda a chance do mundo de falar mal de Alonso e não falou. Massa, que foi seu companheiro de equipe por inúmeros anos na Ferrari nunca falou. Seus outros companheiros de equipe como Raikkonen e Fisichella também nunca disseram nada. Button é outro que só fala bem de Alonso e o seu atual companheiro de equipe Vandoorne também nunca falou mal do espanhol.

E atrás do volante? Bem, aí só quem não entende absolutamente nada de tocada ou de automobilismo em geral não reconhece o monstro que esse piloto é. E pior que isso, os anos passam e Alonso não entra em decadência, como seria o normal. O espanhol parece aqueles vinhos maravilhosos de Bordeaux, quanto mais velho melhor!

O que ele vem fazendo com essa carroça da McLaren-Honda – até quebrar – beira o inacreditável. E hoje na classificação em Barcelona? O que foi aquilo? Uma coisa totalmente fora do normal, algo de outro planeta mesmo! Como pode alguém conseguir se classificar em P7 com um motor cerca de 80hp mais fraco numa pista como Barcelona e ainda com tempo seco? É simplesmente inexplicável. Mesmo que o chassi da McLaren fosse o melhor da F1 – o que está longe de ser – 80 cavalos é um défice absurdo num motor de 900 hp. É quase 10%, ou seja, é um motor de uma categoria abaixo, quando você considera o que importa, a relação peso/potência.

Está certíssima a McLaren em fazer toda e qualquer vontade do espanhol para tentar mantê-lo lá, uma vez que hoje ela é completamente refém da habilidade de Alonso atrás do volante. Veja onde se classificou Vandoorne, um piloto que se não é um gênio, no mínimo já provou que é muito bom nas categorias de acesso e até na F1, já que a McLaren preferiu ele ao campeão mundial Jenson Button, que aceitaria continuar como titular quase de graça.

Hoje noticiamos que há grandes chances da McLaren romper com a Honda e ter outro motor em 2018, provavelmente o da Mercedes. Existe uma cláusula de desempenho que permite a McLaren fazer isso no final do terceiro ano da parceria e eu já contei isso aqui nos comentários.

E é isso mesmo que a McLaren tem que fazer, se quiser ter chances de manter o milagreiro Fernando Alonso na equipe. Aliás, como venho dizendo desde 2014, a McLaren nunca devia ter rompido sua parceria extremamente vitoriosa com a Mercedes.

Dá-lhe Alonso, é um privilégio vê-lo tocando um carro de F1!

Adauto Silva
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