F1 – Felipe Massa fala sobre a Ferrari, Alonso, Vettel, Sainz, Leclerc…

quarta-feira, 27 de maio de 2020 às 12:12

Felipe Massa em 2008

Felipe Massa acredita que o tempo de Sebastian Vettel na Ferrari não deve ser classificado como um fracasso, dizendo que a espera de 12 anos da equipe por outro título mundial não se deve apenas aos seus pilotos.

Em uma edição especial da ‘Ferrari Legends’ do Vodcast Sky F1, três membros importantes da última formação vencedora de títulos da Scuderia – Massa e seu ex-engenheiro de corrida Rob Smedley, juntamente com seu ex-chefe de equipe Stefano Domenicali – foram reunidos para relembrar seus anos juntos no maior time da F1.

Massa também deu sua opinião sobre o andamento da transferência em sia antiga equipe nas últimas semanas.

“Você não pode esquecer que a última vez que a Ferrari venceu o campeonato de construtores foi em 2008”, disse Massa, que ficou famoso por quase conquistar o segundo título consecutivo para a Ferrari naquela ano.

“É verdade que muitos bons pilotos passaram pela equipe e não foram capazes de vencer. Inclusive depois de 2008 eu estava lá, e nunca tivemos realmente o carro ou a equipe para vencer.”

“Fernando (Alonso) definitivamente fez um trabalho incrível em 2010. Ele chegou realmente ao limite lutando pelo campeonato. Mas talvez, para ser honesto, o carro não tenha conseguido vencer naquele ano. Na minha opinião, ele fez um trabalho incrível.”

“Todos os pilotos que passam por lá desde Sebastian, Kimi Raikkonen – não conseguiram vencer porque a equipe não era completamente perfeita para vencer a temporada.”

“Portanto, não é apenas relacionado a Sebastian. Sebastian fez muitas corridas excelentes, ele venceu muitas corridas ou lutou por elas, e estava sempre na frente de seu companheiro de equipe – até mesmo um bom companheiro de equipe e campeão como Kimi. ”

A supremacia de Vettel foi inquestionável, até a chegada de Charles Leclerc no ano passado.

“Talvez no ano passado as coisas tenham mudado um pouco”, acrescentou Massa.

“Nós realmente não podemos esquecer o que Charlie fez. Ele é um piloto que eu assisto desde o kart e mostrou que ele é realmente um grande talento e pode ser um campeão, ou um dos principais pilotos em qualquer equipe que ele já competiu.”

“Sebastian teve alguma pressão interna e talvez isso também tenha sido o que levou a uma decisão diferente que a Ferrari tenha tomado”.

Massa, que passou oito temporadas guiando para os Vermelhos e venceu 11 vezes antes de dar lugar ao retorno de Raikkonen em 2014, disse que “não é uma surpresa” que sua antiga equipe e Vettel tenham decidido seguir caminhos separados no final de 2020.

E o brasileiro admite que agora não ficaria chocado se Vettel deixasse a F1 por completo.

“Agora, se ele permanecerá na Fórmula 1 ou não, é outra questão.”

“Sebastian é um piloto e um cara que sempre está muito focado no que deseja. Portanto, não me surpreenderia se ele decidir parar. Definitivamente, em sua posição, para ficar, ele precisa encontrar uma equipe que lhe dê a oportunidade de vencer.”

“Caso contrário. Não sei se ele ficará na F1.”

Como Sainz ficará ao lado de Leclerc em 2021?
Embora Sainz seja três anos mais velho e mais experiente na F1 que Leclerc, é o monegasco duas vezes vencedor de corridas que está sendo visto como o líder da Ferrari no futuro.

Massa achava que Daniel Ricciardo seria o favorito para o lugar de Vettel, mas acredita que Sainz mostrou que merece o cobiçado assento.

“O que posso dizer é que também esperava que Ricciardo fosse o piloto da Ferrari, porque todo mundo pensa que ‘Ricciardo será o cara'”, admitiu Massa. “Mas acho que precisamos respeitar a decisão de Mattia (Binotto) e da equipe de conseguir Carlos.”

“Carlos mostrou que ele tem talento. No primeiro ano de Fórmula 1, se você realmente voltar e tentar ver todas as corridas, acho que ele e Verstappen estavam muito próximos. Ele realmente mostrou que tem velocidade, que tem talento. E ele trabalha muito.”

“Ele não somente é um grande trabalhador do ponto de vista físico, mas também do da equipe. Ele cresceu muito em sua carreira e no ano passado fez um ano realmente fantástico para a McLaren. Ele tem a experiência e a capacidade de dar o que a equipe deseja.”

Massa, que foi contratado da Sauber em 2006 como companheiro de equipe de Michael Schumacher aos 24 anos de idade, acrescentou: “É bom ver que a Ferrari está investindo no piloto que não vem de uma equipe de ponta que venceu corridas ou com os resultados, mas acreditando no piloto.”

“É bom ver isso no esporte. Mas agora ele também precisa mostrar o que é capaz de fazer. Agora depende do que ele mostrará à equipe. Precisa se dar bem com a equipe da maneira certa.”

“É verdade que ele tem um companheiro de equipe muito talentoso e incrível e Charles é definitivamente um futuro campeão da Fórmula 1 – talvez até no presente. Não tenho certeza se ele terá o carro certo para vencer o campeonato este ano, mas mesmo assim ele é um futuro campeão.”

“Mas a Ferrari precisa de dois bons pilotos porque o campeonato não é apenas o piloto, é também a equipe”.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.