F1 – Felipe Massa é mais conhecido que Vettel. Alonso lidera

terça-feira, 11 de março de 2014 às 14:10

Felipe Massa

A empresa de marketing esportivo Repucom – uma das maiores do mundo – indicou que a percepção pública de Alonso ocupa o lugar mais alto entre os pilotos de F1, o que o coloca como o mais comercializável globalmente.

Lewis Hamilton é o segundo mais comercializável, enquanto o brasileiro Felipe Massa é o terceiro, à frente do tetracampeão mundial Sebastian Vettel e do finlandês Kimi Raikkonen, pilotos que compõem o top 5.

Globalmente, Alonso é conhecido por 71,1% das pessoas e na Espanha, 98,3% da população conhece o bicampeão de F1. Nos EUA apenas 12,7% da população sabe quem é o espanhol. No entanto, da população dos EUA que conhece Alonso, 84,5% gostam do piloto e 76,7% dizem que ele tem alguma influência sobre sua intenção de compra. Além de seu contrato com a Oakley nos EUA, os endossos de Alonso com a Viceroy e Eurocar ajudam sua exposição e apelo internacional.

O novo contrato de Lewis Hamilton com a Bombardier no Canadá mostra também o quão longe o esporte está chegando. O piloto britânico é conhecido por 63,6% das pessoas no mundo, quase 10 pontos percentuais a mais do que o atual tetracampeão mundial, Sebastian Vettel (54,3%). De fato, em sua Alemanha natal, Vettel é conhecido por 97,5% da população e é visto pelos alemães como a quarta pessoa mais comercializável do mundo.

Nigel Geach, vice-presidente sênior de Motorsport da Repucom, disse: “Pode ser uma surpresa para alguns que, globalmente, Sebastian Vettel não tenha a mesma penetração em termos de opinião pública como Alonso, Hamilton e Massa. O domínio de Alonso no ranking deve-se em grande parte a seus negócios internacionais e sua associação com a marca Ferrari. Apesar dos sucessos recentes da Red Bull, globalmente 59% dos fãs de F1 têm interesse na equipe Ferrari, o que representa o mais alto nível de interesse em qualquer equipe de F1.

“Pegue o mercado dos EUA como um exemplo. Os ávidos fãs de F1 estão crescendo e passaram de 15% em 2011 para 19% em 2013. Alonso é um piloto muito simpático e com o apelo global do esporte aumentando, as pessoas parecem estar torcendo cada vez mais para um novo campeão de F1 e, como mostram os resultados, Alonso é o favorito entre os fãs.”

“Para os mercados domésticos o ranking muda um pouco. Alonso é muito forte em sua nativa Espanha e na Itália, a casa da Ferrari, enquanto Vettel, Hamilton, Massa, Nico Rosberg e Jenson Button são todos bons exemplos de como a diferença de percepções domésticas atuam nos mercados locais.”

“A certeza que a nova temporada de F1 será excitante com os novos desenhos dos carros e os pontos em dobro, pode muito bem ver o recente domínio de Vettel na pista desafiado. Além disso, teremos novos públicos graças às novas corridas desempenhando um papel fundamental na percepção de consumo global.”

Internamente, esses valores são ligeiramente diferentes. Notavelmente, Felipe Massa é conhecido no Brasil pelo impressionante índice de 99,2% da população, ilustrando os mais altos níveis de consciência de qualquer piloto com base nos resultados nacionais. Massa, na verdade só se classifica como a 40ª pessoa mais comercializável do mundo com base em percepções brasileiras.

Na verdade, os níveis de consciência não são tudo. As pontuações gerais da DBI são baseadas em oito métricas e embora a consciência tenha um papel vital, respondendo por 60% da pontuação total, como o piloto é visto publicamente por aqueles que o conhecem, produz uma indicação definitiva de sua comercialização.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.