F1 – Faleceu Jean-Pierre Beltoise, vencedor do GP de Mônaco de 1972

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015 às 13:15

Jean-Pierre Beltoise

Jean-Pierre Beltoise, o piloto de F1 francês que deu a última vitória em corridas para a BRM em Mônaco, em 1972, faleceu. Ele tinha 77 anos.

Começando inicialmente como um piloto de motos de sucesso, conseguindo 11 títulos nacionais franceses, Beltoise queria provar que tinha também velocidade sobre quatro rodas.

No entanto, sua carreira quase terminou depois de sofrer ferimentos graves em um acidente nas 12 Horas de Reims em 1964. Ele nunca iria recuperar o movimento total no braço esquerdo.

Beltoise voltou a correr, no entanto, e depois de conseguir títulos na F3 e F2 com a Matra, ele subiu para a F1 com a equipe francesa.

Sua estreia na categoria foi GP dos EUA de 1967, já que não conseguiu se classificar em Mônaco, e seu primeiro pódio veio no ano seguinte na Holanda, quando terminou em segundo lugar.

Ele correria pela Matra até o final de 1971, trabalhando brevemente com Ken Tyrrell, antes de mudar para a BRM onde teria sua primeira vitória na F1.

O início da temporada de 1972 foi frustrante, mas Beltoise estava em forma no aguaceiro que foi o GP de Mônaco e conseguiu a sua única – e última da BRM – vitória na Formula 1.

Ele ficou com a BRM por mais duas temporadas antes de se aposentar da F1 no final de 1974 e de voltar o seu foco para os carros esportes e finalmente, para carros de turismo franceses.

Ele também competiu regularmente em corridas de gelo e rallycross, e testou o carro de F1 da Ligier.

Beltoise casou com a irmã de François Cevert, Jacqueline, e seus filhos, Anthony e Julien o seguiram na carreira do automobilismo.

Ele faleceu depois de sofrer dois derrames em sua casa de férias perto de Dakar.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.