F1 – Falando sobre Albon, Marko acerta Ricciardo por tabela

terça-feira, 29 de dezembro de 2020 às 11:31

Daniel Ricciardo e Max Verstappen

O conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, deu um tiro inesperado em Daniel Ricciardo ao explicar a decisão de sua equipe de substituir Alex Albon por Sergio Perez em 2021.

Marko estava discutindo as dificuldades que Albon teve este ano – tanto no manuseio do carro quanto com a pressão de competir com o companheiro de equipe Max Verstappen – quando ele também atropelou o australiano.

“Todos os relatórios e resultados insatisfatórios o perturbaram,” disse Marko sobre Albon, em entrevista ao Motorsport Total.

“Seu défice em relação a Verstappen aumentou ao longo da temporada, ao invés de diminuir. Reconhecidamente era marginal, mas ficou maior.”

“Mas se você tem um companheiro de equipe que guia num nível superior absoluto, não importa qual seja o carro, isso faz com você desempenhe um papel subordinado.”

“Se você olhar dessa forma, ninguém, exceto Ricciardo, existiu no mesmo nível que Max. E quanto mais longa foi a dupla Ricciardo e Max, mais claro ficou que Max era capaz de se diferenciar.”

Verstappen substituiu Daniil Kyvat como companheiro de equipe de Ricciardo no início da temporada de 2016. O australiano venceu a batalha de classificação com seu novo parceiro por 11 a 6 naquele ano e também superou Verstappen com 220 pontos contra 191.

O jovem holandês começou a mostrar seu ritmo em 2017 ao superar Ricciardo por 13 a 7, mas o homem mais experiente ainda foi melhor no domingo, somando 200 pontos contra 168 de Verstappen.

Somente em 2018 – a última temporada de Ricciardo na Red Bull antes de se mudar para a Renault – a situação mudou.

Ricciardo caiu para o P6 no campeonato, 79 pontos atrás de Verstappen, apesar de vencer duas das seis primeiras corridas da temporada.

Após a vitória de Ricciardo em Mônaco, Verstappen o superou 11 vezes consecutivas para vencer a batalha por 15 a 3 com uma vantagem média em classificação de 0,131 segundos. É uma vantagem pequena em termos de tempo, muito parecida com a que Hamilton tem sobre Bottas

Mas o australiano defendeu seu histórico após a temporada, citando problemas de confiabilidade e outras questões que ele não quis comentar como fatores que contribuíram para os resultados não impressionantes.

“Estou feliz com a forma como estou este ano e certamente sinto que os pontos e a contagem de classificação não mostram a verdadeira imagem”, disse ele na época.

“Não quero tirar o crédito de Max porque ele está melhorando a cada ano e é um piloto de alto nível.”

“Não há dúvida de que ele é extremamente rápido e não é fácil vencê-lo em qualquer dia.”

“Mas mesmo naqueles dias em que ele me superou, ainda me sinto confortável com isso e na maioria das vezes entendi o porquê.”

“Às vezes, tirei o chapéu e disse que a volta dele foi absurda de boa, mas houve outras vezes, em que houve alguns problemas e eu tive algumas pequenas coisas que não aconteceram do meu jeito…”

“Estou mais feliz do que mostram as estatísticas, vamos dizer assim.”

Verstappen tem cinco vitórias e 20 pódios em seus dois anos na Red Bull desde que Ricciardo saiu.

Talvez não seja uma medida verdadeira de sua habilidade por causa da desvantagem que a Red Bull teve em relação à Mercedes com seu carro e motor nas últimas temporadas, mas um piloto apontado como um futuro rei do esporte ainda não fez nada que Ricciardo não tenha feito em sua temporada de estreia na Red Bull em 2014 contra o então tetracampeão Sebastian Vettel.

Quanto a Albon, Marko disse que o jovem de 24 anos tem talento suficiente, mas faltou consistência e “perdeu uma quantidade desproporcional de tempo” quando as condições climáticas afetaram o carro da Red Bull, muito sensível ao vento, ou quando seus pneus se desgastaram rápido demais andando com a mesma angulação de asa traseira de Verstappen.

Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.