F1 – Tubo de escape padrão pode ser saída para aumentar som dos motores

sábado, 19 de abril de 2014 às 0:30

GP do Bahrain

As fabricantes de motores acreditam que há um limite para o que elas poderão fazer para melhorar o som das suas novas unidades de potência. Os V6 turbo, com sistemas de recuperação de energia híbridos, são mais silenciosos do que os antigos V8 aspirados, usados até o ano passado.

A próxima reunião entre todos os envolvidos deverá acontecer no dia 6 de maio. Uma ideia a ser considerada é a introdução de um tubo de escape de dimensão padrão, otimizado para tentar impulsionar o barulho.

“Eu acho que a possibilidade de se alterar profundamente o barulho dos motores é extremamente limitada, pelo tipo de tecnologia que foi implantada, e, portanto, precisamos ser realistas sobre qualquer ação que possa ser feita”, disse Rob White, vice-diretor da Renault. “Mas é claro que somos sensíveis ao assunto e certamente vamos participar de qualquer um dos estudos que possam levar a ações a serem tomadas”.

“A principal razão pela qual o motor é mais silencioso é a roda da turbina, e o efeito de abafamento começa a partir daí”, comentou Andy Cowell, que lidera programa de motores da Mercedes. “Essa é uma das principais tecnologias para a reciclagem de resíduos da energia que normalmente vão para baixo do tubo de escape, isso é um aspecto fundamental da tecnologia que temos. Há outras coisas que podemos fazer com o tubo de escape, talvez, para mudar o barulho”, completou.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.