F1 explica por que fechou áreas de espectadores

sábado, 18 de novembro de 2023 às 9:40

Fãs em Las Vegas

A Fórmula 1 e os promotores do GP de Las Vegas emitiram um comunicado conjunto explicando por que os fãs foram instruídos a sair antes do segundo treino e ofereceram compensação a alguns dos afetados.

Uma tampa de bueiro solta causou sérios transtornos na primeira noite de corrida no Las Vegas Strip Circuit, danificando gravemente dois carros logo após o início dos treinos.

A sessão inaugural foi cancelada e a segunda atrasou tanto que a equipe de segurança teve que sair antes do início, o que significou que os recintos para espectadores tiveram de ser esvaziados.

Depois que os fãs com ingressos na pista viram menos de 10 minutos de ação durante a nova corrida da F1, Stefano Domenicali, CEO da categoria, e Renee Wilm, CEO do GP de Las Vegas, falaram sobre a situação em um comunicado.

“Nossa principal prioridade na F1 é a segurança de nossos pilotos, funcionários e fãs”, afirmou.

“A responsabilidade pela supervisão de um evento de F1 é dos detentores dos direitos comerciais, da FIA como órgão regulador e dos promotores locais, neste caso o GP de Las Vegas. Isso é importante para aqueles que são novos nas corridas entenderem”.

“Ontem à noite, aproximadamente nove minutos após o início da primeira sessão de treinos livres, uma tampa de bueiro quebrou na reta do Las Vegas Boulevard”.

“Naquele momento a FIA, responsável pelo funcionamento seguro das atividades do circuito, interrompeu a sessão para que pudéssemos olhar a tampa e inspecionar a pista. Isso aconteceu ocasionalmente em outros circuitos e outras corridas ao redor do mundo”.

Tampas de bueiro soltas atingiram carros em circuitos de rua e permanentes no passado.

Nas últimas temporadas, o carro de Romain Grosjean foi danificado por uma tampa no GP da Malásia de 2017 e 300 tampas tiveram de ser checadas em Baku em 2019, depois que uma delas se soltou e atingiu o carro de George Russell .

O comunicado diz que parte do trabalho subsequente na pista de Las Vegas foi feito por cautela, e não por necessidade.

“Foi tomada a medida de precaução de remover todas as tampas de bueiro na pista inteira e enchê-las com areia e asfalto”, afirmou. “Todo o processo, desde a determinação do problema até a correção, levou aproximadamente cinco horas”.

“A decisão de proceder assim foi tomada por muita cautela e porque a segurança dos pilotos, fiscais de pista e dos nossos fãs é sempre nossa maior prioridade. Agradecemos aos funcionários que trabalharam rapidamente para resolver a situação”.

“Como resultado, o primeiro treino livre terminou mais cedo. Iniciamos a segunda sessão aproximadamente às 2h30 (horário local) durante 90 minutos”.

“A decisão de realizar a segunda sessão de treinos livres às 2h30 foi apoiada por todas as partes para garantir a integridade esportiva do resto do evento”.

“Gostaríamos de agradecer pilotos, mecânicos e todas as equipes pela paciência e comprometimento na noite passada a fim de garantir que poderíamos realizar o treino com sucesso”.

A declaração também explica por que os fãs que esperaram horas para ver a ação na pista recomeçar foram convidados a deixar a pista antes do TL2.

A F1 disse que a decisão, chamada de “inaceitável” por Esteban Ocon, foi tomada devido a restrições de transporte, hospitalidade e duração dos turnos dos trabalhadores de segurança.

“O adiamento no início do TL2, da meia-noite para 2h30, criou riscos para nossos funcionários e torcedores. Tomamos a decisão de fechar as áreas de fãs que estão sob responsabilidade do GP de Las Vegas à 1h30 e mandar os fãs para casa”.

“Em primeiro lugar, estávamos preocupados com os nossos funcionários de segurança pública que estavam em serviço há muito tempo e que precisariam trabalhar nas próximas três noites”, continuou.

“Agradecemos ao Departamento de Polícia Metropolitana do Condado de Clark, ao Departamento de Obras Públicas e a outros funcionários de segurança pública pelo seu incrível apoio durante o evento e também pela reabertura da pista esta manhã”.

“Em segundo lugar, estávamos preocupados com os nossos funcionários de transporte, que são responsáveis ​​por levar os nossos fãs de volta aos hotéis. Pela lei federal, eles estavam excedendo o tempo que podem dirigir ônibus de forma legal e segura”.

“Finalmente, nossa equipe precisava limpar e reabastecer nossas áreas de hospitalidade para garantir que a experiência dos torcedores fosse ideal para todos nos próximos dias”.

A F1 reconheceu a frustração dos fãs que esperaram horas para assistir ao treino antes de serem mandados embora.

“Sabemos que isso foi decepcionante”, disse. “Esperamos que nossos fãs entendam, com base nessa explicação, que tivemos que equilibrar muitos interesses, incluindo a segurança de todos os participantes e a experiência dos fãs durante o fim de semana da corrida”.

O comunicado pede aos fãs que compreendam as complicações que vivenciaram na noite de abertura da ação.

“Todos nós já vimos eventos, como espetáculos, jogos e até outras corridas de F1, serem cancelados devido a fatores como clima ou problemas técnicos. Isso acontece e esperamos que as pessoas entendam”.

Domenicali e Wilm garantiram aos fãs que a situação não se repetirá nos dias de classificação e corrida.

“Trabalhamos durante a noite para ajustar nossos planos de pessoal em segurança, transporte e hospitalidade para garantir que possamos funcionar e servir os fãs com a melhor experiência possível no caso de um cronograma estendido”.

“Estamos entusiasmados e agradecemos a toda a nossa equipe e nossos fãs pelo apoio. Sabemos que este será um grande evento. Portanto, vamos voltar à ação na pista”.

Após a divulgação do comunicado, a F1 disse que todos os fãs que compraram ingressos apenas para a primeira noite de corrida receberam $200 em crédito na loja oficial do GP de Las Vegas como compensação.

Os fãs foram notificados por meio de uma mensagem que dizia: “Não há prioridade maior em uma corrida de F1 do que a segurança dos pilotos, fãs e funcionários”.

“Depois do incidente da noite passada envolvendo uma tampa de bueiro, o GP de Las Vegas, a F1 e a FIA enfrentaram a difícil decisão de fechar as áreas de fãs antes do início do segundo treino livre”.

“Agradecemos sua paciência enquanto solucionamos a situação. Não foi uma decisão que tomamos levianamente. Como agradecimento pelo seu apoio, gostaríamos de oferecer um cupom de $200 para a Loja Oficial do GP de Las Vegas”.

“Com uma rodada completa de treinos concluída com sucesso, esperamos proporcionar um fim de semana de corrida seguro e divertido para todos”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.