F1 – Expectativas para o GP do Japão 2014 – Lotus

sábado, 27 de setembro de 2014 às 9:41

Romain Grosjean

Romain Grosjean: Suzuka é provavelmente a minha pista favorita no mundo, por muitos e muitos motivos. É claro que, do ano passado, tenho uma grande memória porque eu liderei a corrida por um tempo. Além disso, meu engenheiro (Ayao Komatsu) é japonês, é bom para ele estar em seu país de origem. Mas, principalmente, eu adoro tanto porque a pista é um desafio enorme e também os espectadores são muito apaixonados por F1. Não há uma única curva na pista que não seja um grande desafio. Quando você termina uma volta em Suzuka, você realmente aprecia isso, porque você sabe que tanto o carro como você foram realmente testados. Você pode se orgulhar se obtiver o máximo de tudo.

É o tipo de pista em que você encontra tempo e melhorias, ainda que pequenas, a todo momento. É uma pista muito especial a este respeito. O primeiro setor é inacreditável, e, depois de terminá-lo, você pode respirar um pouco … mas não por muito tempo. Não há margem para erro com muito pouca área de escape e a pista é bastante estreita, especialmente no topo da colina. Eu amo isso. Cada metro da pista de Suzuka é especial e um desafio. A Curva Spoon é especialmente fantástica, uma verdadeira emoção guiar um carro de F1 por lá.

Há algumas boas áreas (para ultrapassagens) como a primeira curva, mas somente se você tiver uma boa saída da última chicane. Mas, provavelmente, a melhor é na própria chicane, após a longa reta oposta e a 130R. Há também uma pequena chance no hairpin e na Spoon, mas você tem que ser corajoso e geralmente contar com a cooperação do cara na frente. Suzuka é uma pista muito estreita onde não é tão fácil ultrapassar, mas é um grande desafio e muito gratificante quando você consegue executar uma.

Pastor Maldonado: É sempre bom saber que você será desafiado por um circuito. Se tudo funcionar, Suzuka é um prazer. Eu realmente espero que nós possamos ter um bom fim de semana, porque em Suzuka isso se torna ainda mais prazeroso. Eu acho que, para um piloto, é comparável com Spa, talvez até melhor em algumas curvas. Eu amo correr em Suzuka, e, na verdade, o Japão como um todo.

O início da volta é incrível com as curvas em sequência até o morro, direita-esquerda-direita-esquerda. É muito rápido e você precisa de um carro muito bom e ágil para mudar de direção rapidamente. São realmente curvas desafiadoras, onde você precisa de concentração máxima e bravura. O segundo trecho é muito pequeno, por isso é muito gratificante fazê-lo direito. Quando eu guiei pela primeira vez nesta pista em 2011, foi um grande negócio para mim, porque eu sabia que poderia encontrar muito mais tempo no carro. As curvas são assim porque você nunca as faz 100% certo da primeira vez, você vai aprendendo, que é como uma grande pista de corrida deve ser na minha opinião. Então você tem a Curva Spoon, que é magnífica, e a 130R, que ainda é um desafio, apesar de ser “pé no fundo” agora. No geral, é um grande circuito, e com algumas inclinações muito íngremes também. Quase uma pista perfeita!

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.