F1 – Expectativas para o GP da Itália 2014 – Lotus

domingo, 31 de agosto de 2014 às 8:17

Lotus

Romain Grosjean: Eu gosto muito de Monza, porque é muito característico. Monza é uma grande pista que tem muita história. Isto é mais agradável para nós, competir em um lugar onde todos os nossos heróis correram também. Há muita atmosfera ao redor da pista e competir neste cenário contribui para um ambiente muito especial. É claro que os fãs da Ferrari são maioria lá e é muito bom competir em um local tão lendário. Uma das minhas primeiras corridas foi em Monza em 2003 por uma categoria chamada Fórmula Lista, quando ganhei, e depois passei a ganhar todas as corridas da minha temporada de estreia. Tive alguns outros grandes resultados em Monza ao longo da minha carreira, então tenho muitas boas memórias.

Quais são as minhas aspirações para Monza? Eu acho que vai ser difícil para nós. No papel, não é uma das corridas onde deveremos ir bem. Mas, como sempre, estaremos lutando duro e tentando obter o máximo do final de semana, para que tenhamos um bom momento para o fim de semana de Cingapura, em setembro, quando deveremos estar mais fortes e a pista deve se adequar ao E22 um pouco melhor. Teremos uma asa traseira especial para Monza e a chave será fazer com que o carro seja o mais rápido possível do ponto de vista aerodinâmico, para que possamos compensar parte da nossa desvantagem de desempenho em velocidade. Então nós temos que controlar a degradação dos pneus. Também para nós, vai ser complicado nas grandes curvas como as de Lesmo e a chicane Ascari, porque quanto menos downforce você tem, mais difícil é obter boa aderência nas curvas. É um compromisso difícil, mas tenho certeza de que a equipe terá a melhor solução possível.

Pastor Maldonado: Eu gosto de Monza e amo a Itália. Na verdade, eu morava muito perto do circuito, quando eu estava começando a minha carreira aqui na Europa. Eu ganhei corridas aqui, mantenho algumas boas lembranças e sentimentos especiais com certeza. Eu tenho muitos amigos aqui e torcedores que vem me ver na pista, por isso é muito bom conversar com todos eles. A pista é totalmente original e é claro que é ótimo estar correndo onde todos os nossos velhos heróis também o fizeram. Monza mudou muito ligeiramente ao longo dos anos e ainda tem o caráter antigo e as árvores do parque ao redor, e, é claro, os fãs criam uma grande atmosfera, o que é uma ótima trilha sonora para o GP.

A pista é uma questão de quão rápido você pode ser nas retas dos boxes e oposta. Estaremos chegando nas velocidades mais altas da temporada nesses trechos. Um dos pontos críticos é a curva Parabolica. Você tem que fazê-la direito no final de sua volta para garantir um bom tempo, e se você errar ela também compromete a próxima volta. É difícil fazer isso quando o carro é configurado para baixo downforce nas retas, por isso é mais difícil de guiar nas curvas – especialmente uma curva longa como a Parabolica, que é resistente e rápida, o mais crucial em Monza.

Com certeza vai ser um fim de semana difícil para nós novamente na equipe Lotus. Monza é questão de potência combinada com acerto de baixo downforce, por isso é um grande desafio. Eu acho que vai ser interessante ver os carros novos aqui porque a pista é única e não existe uma maneira muito particular para tirar o melhor proveito dos carros. Eles vão ser difíceis de pilotar. Eu acho que para todos, mas vamos fazer o nosso melhor para deixar o fim de semana de Spa para trás e obter mais energia positiva.

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