F1 – Expectativas para o GP Brasil – McLaren

domingo, 20 de novembro de 2011 às 12:08

F111-hamilton-button-abu-dhabi-podio350Lewis Hamilton: Ganhar em Abu Dhabi na semana passada foi uma sensação fantástica, e me fez ainda mais determinado a terminar a temporada 2011 com uma vitória. Seria ótimo ir para as férias com outra vitória, o que vai ser o meu objetivo. É raro que haja uma corrida normal em Interlagos, especialmente se o tempo desempenhar um papel, e ouço que tem chovido muito em São Paulo no momento. Se chover no domingo, tudo pode acontecer. Eu me lembro de ter uma das minhas melhores corridas na F1 lá em 2009, quando eu fui 17º no grid em condições de chuva e cheguei em terceiro após várias ultrapassagens. Claro que, para Jenson e eu, Interlagos é o circuito onde ganhamos os nossos campeonatos, por isso vai ter sempre memórias felizes para nós. Na verdade, eu só estive aqui uma vez (em 2009) sem estar na disputa pelo campeonato. Neste ano, com tudo decidido, eu quero me divertir, e acho que nós temos carro para mais uma vez fazer a diferença. Acho que está tudo pronto para um grande final de campeonato em 2011: Interlagos é um circuito fantástico, um dos melhores no calendário, e acho que a combinação de KERS e asa DRS, além da possibilidade de clima úmido, deixará a corrida fascinante.

Jenson Button: Você sente o passado sempre que vai para Interlagos. Há o busto de José Carlos Pace no caminho para o circuito, e tantos grandes pilotos vieram daqui, incluindo dois campeões mundiais pela McLaren, Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna. É um lugar único: é sempre uma experiência emocionante estar correndo ao redor das arquibancadas cheias olhando para você. Há uma série de desafios físicos para se superar em Interlagos. É uma volta ocupada com muitas curvas e altos e baixos. Eu só posso imaginar como devem ter sido as corridas aqui na década de 1970, quando a pista era duas vezes maior mas ainda no mesmo espaço. Embora não seja o único circuito anti-horário no calendário, a combinação de ondulações, desníveis e curvas de alta colocam muita fadiga sobre os músculos do pescoço, que são mais usados para virar à direita do que à esquerda. O KERS irá desempenhar um papel importante neste circuito, porque há bastante arrasto em uma curta distância até a primeira curva. Perto do final da volta você tem um longo trecho em subida, onde a potência será importante. E, se você não conseguir ultrapassar na primeira curva, então eu definitivamente acho que você poderá fazer isso na pequena reta antes da Curva 4, usando a asa DRS. Eu acho que nós provamos em Abu Dhabi, há duas semanas, que a McLaren ainda quer ganhar corridas, embora ambos os campeonatos estejam agora resolvidos. Certamente eu estou determinado a ganhar o meu quarto GP do ano, mesmo que isso signifique lutar até a última volta da última corrida.

Martin Whitmarsh, chefe da equipe: Enquanto todo mundo na McLaren está extremamente orgulhoso da vitória dominante de Lewis em Abu Dhabi, já mudamos o foco para o Brasil e estamos saboreando a perspectiva de levar para casa outro triunfo para encerrar a temporada 2011. Muitas das últimas corridas no Brasil têm sido complexas, fascinantes e emocionantes, especialmente para a McLaren: em 2007, ficamos a um triz de ganhar o título com dois pilotos; no ano seguinte, Lewis de forma memorável arrebatou o título no final; em 2009, Jenson foi campeão, enquanto Lewis fez uma corrida incrível para terminar no pódio; e no ano passado marcamos pontos com os dois pilotos. Uma vitória aqui seria particularmente gratificante. Na verdade, estamos dispostos a levar a nossa sétima vitória da temporada. Lewis e Jenson já tiveram três vitórias cada um e estão igualmente motivados para somar a quarta. De uma perspectiva de gerenciamento de equipe, é uma posição excelente para se estar.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.