F1 – Exigências da Pirelli podem cancelar novas regras de 2017

segunda-feira, 11 de abril de 2016 às 9:51
Fórmula 1

Fórmula 1

As mudanças de regras radicais da Fórmula 1 para 2017 podem cair no último obstáculo, relatou a revista alemã Auto Motor und Sport.

Anteriormente, soube-se que oito das onze equipes ativas agora são contra o aumento da velocidade dos carros no próximo ano, temendo que isso só vai aumentar os custos e exacerbar a falta de ultrapassagens da categoria.

Entretanto, Charlie Whiting, diretor de prova da FIA, minimizou esses temores dizendo que pelo menos 50 por cento dos tempos mais rápidos no próximo ano virá dos “pneus mais largos” fornecidos pela Pirelli. Mas o problema é exatamente esse.

Apesar da Pirelli ter assinado um acordo com Bernie Ecclestone para 2017 e além, o contrato com a FIA ainda não foi finalizado. Uma das razões para o atraso é que as exigências da Pirelli – mais testes e um carro adequado para desenvolver os pneus de 2017 – ainda não foram atendidas.

Whiting afirmou que as equipes prometeram fornecer à Pirelli um carro de 2015 modificado para simular os níveis de pressão aerodinâmica de 2017. Contudo, ainda não se sabe de onde esse carro virá. “Custaria 10 milhões de euros”, afirmou uma fonte.

A fonte explicou que as equipes de ponta não irão querer tal despesa com um carro para testar pneus, enquanto as menores simplesmente não têm dinheiro.

“Quem vai pagar por isso?” declarou Bob Fernley, da Force India, à Auto Motor und Sport. “Os testes em túnel de vento irão contar para o limite de 25 horas (por semana)?”

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.