F1 – EXCLUSIVO – Mate: “Ninguém” anda na frente de Max

terça-feira, 15 de setembro de 2020 às 16:08

Red Bull comemora pódio de Albon

Por: Adauto Silva

Abaixo você vai ler um papo que tive com o Mate da Red Bull hoje, dois dias após a corrida em Mugello!

Como o Mate tem uma natureza muito competitiva, achei que ele ia estar meio deprimido, mas para minha surpresa ele não estava e a conversa foi bem legal!

Depois, um vídeo da pista mais selvagem atualmente na F1!

Eu: Grande Mate, tô gravando já !!
Mate: Primeiro quero mandar um alô para o seu pessoal
Eu: Opa, obrigado em nome deles !!
Mate: Vejo que gostam, sempre tem muitos comentários nas nossas conversas…
Eu: Gostam sim, é um formato diferente
Mate: Mas a última com o Dude você fez diferente…
Eu: Estava sem tempo naquele dia !!
Mate: Ah! E hoje?
Eu: Hoje vai ser naquele formato que a turma prefere…
Mate: Em texto é mais fácil, não é?
Eu: Tudo bem a gente conversar. Então, como estão as coisas, o carro melhorou?
Mate: Melhorou bem em Mugello, ficamos bem chateados com o abandono!
Eu: O que melhorou no carro?
Mate: Foi o acerto e pequenas atualizações, achamos um acerto de downforce e suspensão que estava perfeito para a pista. O carro estava rápido de curva, de reta e não comia os pneus como os outros!
Eu: Você acha que foi uma coisa pontual ou descobriram alguma coisa nova que estava com problema?
Mate: Estamos entendendo melhor o carro a cada corrida…
Eu: Então a tendência é melhorar ??
Mate: Sim, só não sei quanto. Não sei se em Sochi vamos acertar tão bem assim, lá é outro acerto e vem mais alguma coisa nova no carro.
Eu: Mas é muito diferente ??
Mate: É Adawtow…. igual Mugello não tem. Aquelas curvas de altíssima em sequência, que coisa maravilhosa!
Eu: Adorei, Mate, é uma pista opressora, desafiadora e implacável !!
Mate: Concordo integralmente. Não tem outra pista assim no calendário. O Max e o Alex adoraram!
Eu: Será que vão manter essa pista como permanente ??
Mate: Espero que sim, a pista tem tudo que a F1 precisa que não tem em outras pistas. Tem que ficar!
Eu: E a UP ??
Mate: Duas falhas seguidas… e teve no carro do Pierre também. Três falhas em duas corridas!
Eu: Vão precisar trocar a UP ??
Mate: Eu acho que não. Achamos que é um problema no software, mas vamos esperar a Honda dar o veredicto… Pode ser um problema elétrico também, um curto talvez…
Eu: Mas o problema no software pode ter causado uma falha física, não pode ??
Mate: Pode, mas como o Max abandonou imediatamente por causa do acidente, a Honda está vendo se estragou alguma coisa. Tomara que não!
Eu: Por que esse problema no software ??
Mate: Quando acabou o modo festa, todo mundo teve que mudar o mapeamento do motor e alterar o software. Achamos que o problema está aí, porque é muita coincidência acontecer duas vezes logo em seguida do novo modo de potência…
Eu: O Max e o Albon vão com o mesmo modo?
Mate: Exatamente igual.
Eu: É que o Albon não teve problemas…
Mate: Nem o russo, sorte. Mas nada é definitivo no problema da UP do Max. Pode ser sim um problema físico na UP dele que não está aguentando esse novo modo do motor. Temos que esperar a Honda, não adianta especular.
Eu: O novo modo de corrida tem mais potência que o anterior ??
Mate: Sim, é mais agressivo
Eu: Quanto mais agressivo ??
Mate: Em números não sei…
Eu: Ah, Mate…
Mate: É sério, a gente não sabe os números exatos da UP…
Eu: O Dude também não quis falar…
Mate: É que não sei mesmo. Mas o Dude sabe e te sacaneou…
Eu: Kkkkkkk
Mate: Hehehe…
Eu: Foi uma pena porque o Max largou bem !!
Mate: Ia fazer a curva 1 em P2 no mínimo, mas a UP entrou em modo de segurança exatamente 3,8 segundos depois da largada! Por isso ele fez a curva 1 em P10. Olha a perda de potência que ele teve…
Eu: Boa info essa, Mate !!
Mate: Eu te falo tudo, Adawtow… o Dude é que não fala!
Eu: Kkkkkk…
Mate: Quer outra info que não vi ninguém mencionar?
Eu: Claro, manda !!!
Mate: O Max era o único dos pilotos da frente que tinha um jogo de pneu macio novo pra colocar no final, por exemplo!
Eu: Acho que eu sabia disso, mas não tenho certeza… posso estar louco !!
Mate: Só agora você percebeu? Hahahahahahaha
(muitos risos gerais)
Eu: Como é o feeedback do Max?
Mate: É bom para a experiência dele. O caso é que ele faz tempo com o carro de “qualquer” jeito.
Eu: Explique melhor, por favor…
Mate: O homem também era assim antigamente. O Max vai pra pista e geralmente faz um tempo melhor que o nosso melhor tempo simulado. Por incrível que pareça isso atrapalha um pouco os engenheiros dele, que ficam sempre em dúvida onde mexer pra melhorar.
Eu: Nossa…
Mate: Mas não é culpa dele, pelo contrário, é um mérito e mostra o quanto ele é rápido com qualquer acerto…
Eu: Mas tudo tem um limite
Mate: Óbvio que sim e esse é o problema
Eu: O que é um bom feeedback?
Mate: É o piloto descrever o comportamento do carro e dele próprio em cada trecho da pista.
Eu: Só isso?
Mate: Isso é muito importante, porque aí ele e o seu engenheiro pegam a telemetria fina e vão entendendo onde e o que podem mexer para melhorar, ou para o piloto se sentir mais confortável, mas confiante. Muitas vezes o piloto faz uma determinada curva mais rápido ou mais lento do que prevíamos na simulação. É nesse momento que ele e os engenheiros vão entender o porquê e tentar melhorar.
Eu: O Albon pode ajudar nisso ??
Mate: Ainda é muito crú. Começou ontem na F1. Mas está melhorando, nós comemoramos muito o pódio dele, fizemos festa pra ele lá dentro, depois fomos todos jantar, foi muito legal!
Eu: Ele fica para 2021 ??
Mate: Não sei, Adawtow, esse negócio de pilotos fica entre o Christian e o Pirata, a gente não sabe nada.
Eu: Mas a sua impressão independente deles…
Mate: Depende da performance. Tem que ficar perto do Max, eu acho
Eu: E na frente do Max ??
Mate: Se ele conseguir…
Eu: Você acha que ele consegue ??
Mate: Difícil, muito difícil. O Max é nível muito alto, é muito rápido. Hoje em dia seria muito difícil um companheiro de equipe andar na frente dele.
Eu: Você está falando dos pilotos da Red Bull, né ??
Mate: Não, de qualquer um!
Eu: Do homem também ????????
Mate: Isso nunca saberemos, saberemos?
Eu: Acho que não..
Mate: Não saberemos. O homem não sai dos Prateados nunca mais e enquanto isso, o Max também não seria nem chamado por eles…
Eu: O que é uma pena…
Mate: Ouuuuhhhhh, quer nos deixar sem um avião aqui, é?
Eu: Kkkkkkk….. não, tô brincando. É que seria um duelo absurdo de bom !!
Mate: Hehehe… seria mesmo!
Eu: Vocês começaram o ano tão otimistas que podiam ser campeões…
Mate: Agora já era, realisticamente acabou pra nós. Em Monza tínhamos que ganhar aquela corrida maluca, mas a UP não deixou. Agora em Mugello tínhamos o melhor carro que tivemos até aqui no ano e aquele jogo de macios novos que falei. Realmente tínhamos chance, mas outro abandono por causa da UP. Agora só um milagre…
Eu: Já estão pensando em 2021 ??
Mate: Sim, mas queremos ganhar todas as corridas possíveis ainda este ano!
Eu: Sochi é uma pista meio chinfrim…
Mate: Ainda mais depois de Mugello!
Eu: Valeu Mate, já passou do tempo que combinamos…

Abaixo veja Valtteri Bottas no Q2 em Mugello. Sinta a ‘selvageria’ em fazer quatro curvas seguidas – duas em descida – de pé cravado no limite total da aderência!
Atenção: O vídeo não está em câmera rápida!

Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.