F1 – EXCLUSIVO Mate: Mercedes subestimou as regras novas

terça-feira, 6 de abril de 2021 às 16:29

Max Verstappen e Lewis Hamilton

Por: Adauto Silva

Hoje consegui  bater um papo mais longo com o meu contato na equipe Red Bull, o Mate,  e falamos bastante sobre o GP do Bahrain, a disputa armada nesta temporada entre Lewis Hamilton e Max Verstappen e umas cositas más…

Espero que você curta como eu curti!

Eu: Grannnnde Mate, o pessoal está com saudades de você !!
Mate: Estão nada!
Eu: Claro que estão !!
Mate: Se eu fosse uma daquelas morenas que vocês têm aí, então eu acreditaria nisso!
Eu: Hehehe… ou uma das loiras !!
Mate: Então…
Eu: Bem, vamos lá. Muito frustrado com o Bahrain ??
Mate: Pelo resultado sim, pelo desempenho não.
Eu: Eu tinha quase certeza que o Max ia ganhar
Mate: Automobilismo pode ser muito frustrante, Adawtow. Se tudo corresse normal ganharíamos com mais de 10s de vantagem sem forçar muito.
Eu: Nossa, sem forçar?
Mate: Sim, sem forçar além do normal
Eu: Mas agora teremos Imola
Mate: Outra corrida, outra coisa. Perdemos uma oportunidade irrecuperável. Quando você perde uma corrida, pode até vencer a próxima, mas aquela outra você perdeu, entende?
Eu: Por que vocês perderam a corrida?
Mate: O problema do diferencial e o diretor de corrida. Mas íamos vencer mesmo com o problema no diferencial.
Eu: Por que tiveram problema no diferencial ??
Mate: Acontece, foi um problema eletrônico. Em três curvas do circuito era melhor ajustar o diferencial, mas ele não aceitava esse ajuste.
Eu: Perdia muito com isso ??
Mate: Uns 2 décimos por volta
Eu: Não dava para resetar o sistema?
Mate: Só com o carro desligado. Igual o Checo fez na volta de aquecimento
Eu: Mas o dele não foi problema no diferencial, foi?
Mate: Não, mas foi eletrônico também. Ele teve o mesmo problema do Max, mas que o afetou de forma diferente. A UP recebeu uma info errada que ia quebrar e acionou o sistema de proteção que a desligou.
Eu: Que azar !!
Mate: Não é azar não, é falta de atenção nas checagens que fazemos antes de ir à pista e parados ali no grid
Eu: Vendo as onboards do carro do Max e do “homem” eu achei que o motor de vocês estava mais fraco que o da Mercedes. Não me toquei na hora do problema do diferencial.
Mate: Parecia mesmo, já que a última curva é uma das que precisava ajustar o diferencial e o Max não podia fazer isso.
Eu: Então o motor tá bom ?!
Mate: Por hora está no mesmo nível de potência e provavelmente de dirigibilidade dos Prateados!
Eu: E o torque ??
Mate: Melhorou também, mas vamos ter que ver em Imola para ter certeza. Mas eu acho que está ok também!
Eu: Nossa, então a Honda entregou mesmo !!
Mate: Parece que sim, Adawtow, dessa vez parece que sim!
Eu: Você não parece tão entusiasmado como de costume, Mate !!
Mate: Não pode menosprezar os Prateados, Adawtow!
Eu: Claro que não. Eles já se recuperaram outras vezes !!
Mate: Mas dessa vez eles menosprezaram o que não deviam!
Eu: O que ??
Mate: O corte no assoalho, o difusor menor… Menosprezaram o quanto o carro deles ia perder
Eu: Mas eles começaram a desenvolver esse carro no meio do ano passado !!
Mate: Mas tem uma diferença fundamental nisso. Eles desenvolveram esse carro na fábrica. Nós desenvolvemos na pista durante todas as corridas do ano passado. Nosso carro é o mesmo, é uma evolução de Abu Dhabi, nós o entendemos muitíssimo bem. Isso é uma vantagem.
Eu: Verdade, eu não havia pensado nisso !! Tanto que esse carro é versão “B” do RB16
Mate: Exatamente!!!
Eu: Mas eles vão evoluir !!
Mate: Nós também! O carro sempre pode ser melhorado…
Eu: Vai ter muita coisa nova em Imola ??
Mate: Sim, um conjunto de pequenas coisas, vários detalhes que somados devem melhorar a entrada de curvas, que hoje é que está matando todo mundo!
Eu: E esses pneus novos ??
Mate: A aderência propriamente dita não mudou, os compostos são os mesmos. Mas a estrutura interna mudou, ficou mais rígida, então exige calibrações de suspensão bem diferentes do ano passado.
Eu: Vocês acham que acertaram nisso ??
Mate: Mais que os Prateados eu tenho certeza que sim. Mas ainda vamos aprender mais sobre isso nas próximas corridas. É uma área onde todos vão melhorar.
Eu: Por esse raciocínio, eles têm mais para melhorar nisso do que vocês!
Mate: Acredito que sim.
Eu: E o Checo?
Mate: Foi bem, né? Ele é experiente, inteligente e calmo. Viu como ele não se apavorou quando apagou tudo no carro dele? Ficou calmo e foi bem na corrida, fez o que a equipe esperava. O pirata e o Chris ficaram bem satisfeitos, todo mundo ficou.
Eu: O que houve na classificação com ele ??
Mate: Errou a freada da primeira curva, perdeu tempo ali e comprometeu um pouco os pneus para o resto da volta….
Eu: O pirata não ficou furioso com esse erro?
Mate: Até que não muito. O nosso carro é mais sensível aos compostos de pneus do que a maioria dos outros. Cada composto precisa de um aquecimento específico e o Checo nunca andou num carro assim. Ele tinha que ter aquecido um pouco mais seus pneus na volta de saída.
Eu: E o relacionamento dele com a equipe ??
Mate: Começou bem. Essa era uma preocupação, mas ele amadureceu muito e está tranquilo e confiante. Quer aprender tudo sobre a cultura da equipe, que é muito diferente de onde ele estava.
Eu: O Max tá bem com ele ??
Mate: O Max não liga para quem está no outro carro, Adawtow, já te disse isso. Eles estão bem, mas o futuro a Deus pertence…
Eu: E se fosse o “homem” no outro carro ??
Mate: Bem, aí acho que seria diferente. E seria diferente com o “homem” também. Eles são os rivais, os outros não devem oferecer perigo, a menos que tivessem carros muito melhores!
Eu: O “homem” detonou nessa corrida, heim Mate !!
Mate: Sim, calou a boca de muita gente. Ele é demais, nós sabemos disso, a equipe inteira sabe disso, o Max sabe disso. Por isso te disse que foi uma oportunidade perdida, que não pode acontecer mais!!!
Eu: Sei que você não quer fazer previsão, mas me fale das chances em Imola…
Mate: Adawtow, teoricamente é uma pista ainda melhor para nós. Mas nunca se sabe o que os Prateados estão fazendo, além de coisas que podem acontecer durante a corrida…
Eu: Falando de coisas que podem acontecer durante a corrida, o Horner se arrependeu de ter mandado o Max devolver a posição imediatamente ??
Mate: Prefiro não falar sobre isso…
Eu: Por que ??
Mate: É um assunto muito sensível que depois da corrida cada um tinha sua própria opinião lá dentro…
Eu: Mas qual é a sua ??
Mate: Ele não teve tempo para pensar, foi no automático. Recebeu a ordem do Masi e a repassou imediatamente. Faltavam poucas voltas…
Eu: O que você teria feito ??
Mate: Agora é fácil falar. Ter que decidir imediatamente é diferente…
Eu: Então me diz como o Max reagiu
Mate: Na hora reagiu mal, o que é absolutamente compreensível. Chegou com a cabeça quente no box, mas logo se recompôs e aceitou o que o Chris decidiu.
Eu: E sobre o que o Michael Masi decidiu ??
Mate: Hahahahaha… é melhor não falar!!!!
Eu: Kkkkkkkkk… imagino !!
Mate: É isso aí
Eu: Valeu Mate, super obrigado pelo papo !!
Mate: Que isso, é sempre um prazer falar com você e com seus… como você os chama mesmo?
Eu: Confrades !!
Mate; Hahahaha… eita palavra difícil!!!
(Risos gerais…)

Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.