F1 – EXCLUSIVO: Mais oito GPs no calendário de 2020

segunda-feira, 29 de junho de 2020 às 17:22

GP da Inglaterra – Silverstone

Por: Adauto Silva

Eu obtive essas infos abaixo anteontem, sábado. Não ia publicá-las, pois além de não serem oficiais, a Formula 1 supostamente deveria ter publicado o resto do calendário oficial hoje.

Mas como não o fizeram até agora – porque algumas negociações devem ter atravancado durante as várias conferências de vídeo feitas envolvendo a Liberty, FIA, promotores, governos e equipes nesse final de semana – resolvi publicar.

Como todos sabemos, a pandemia mundial do coronavírus atrasou o início do campeonato mundial de F1, que devia ter começado em 15 de março na Austrália, mas só vai começar na próxima sexta-feira, 3 de julho, na Áustria, com os treinos livres para a primeira corrida de duas que serão realizadas lá em finais de semana consecutivos.

Hoje só temos oito corridas oficialmente confirmadas para essa temporada, todas na Europa e sem público nas arquibancadas.

Mesmo que oito corridas sejam suficientes para que o campeonato seja considerado “mundial”, a Fórmula vem tentando fechar outras corridas principalmente em outros continentes, pois além de ajudar muito o esporte financeiramente, isso dá uma “cara” melhor de um campeonato mundial, ao invés de um “campeonato europeu”.

Mas isso tem sido mais difícil que o esperado. Além de alguns países onde a F1 não pretende correr mais este ano – como nas *Américas – outros países bloquearam todo e qualquer esporte, principalmente quando esse esporte traz estrangeiros, o que é o caso da F1.

Esse bloqueio é devido a pandemia do coronavírus e também por questões econômicas, já que o mundo está numa recessão jamais vista nos últimos 100 anos.

Mas o Autoracing apurou que duas das principais equipes da Fórmula 1 trabalhavam até sábado, 27/06, com um calendário de 16 corridas para esse ano.

Onde seriam realizadas as outras oito corridas ainda não confirmadas?

Não é possível cravar, já que Mercedes e Red Bull tem informações um pouco diferentes.

Mas é possível chegar bem próximo do que acontecerá…

Prateados e Touros estão certos de que a corrida em Mugello acontecerá em 13 de setembro, será chamada de GP da Toscana e será a nona corrida da temporada, além de comemorar a 1.000ª largada da equipe Ferrari na F1.

Então teremos um intervalo de 15 dias.

Daí o circo vai para Sochi, Rússia, local onde o governo disse estar com a pandemia controlada, apesar das equipes estarem nada confiantes em relação a isso, ao contrário, estão preocupadas e deixaram isso bem claro para a Liberty. Mas o evento “está marcado” para a data programada originalmente, de 25 a 27 de setembro.

Depois disso as informações são que a F1 deve voar para a Ásia, fazer duas corridas seguidas em Xangai em 4 e 11 de outubro e depois, o GP inaugural do Vietnã, um dos poucos países do mundo onde não se registrou nenhuma morte por coronavírus até agora.

A corrida no Vietnã será em 18 ou 25 de outubro.

Aí já temos um desencontro entre as infos da Mercedes e da Red Bull. Uma delas tem praticamente certeza do exposto acima, mas a outra disse que o GP do Vietnã não está certo, o que “estragaria” um pouco essa programação na Ásia.

Além disso, as equipes estão tentando dissuadir a Liberty a não correr em Sochi, mesmo que eles não encontrem outra pista para substituí-la, ou seja, elas estão dispostas até a fazer uma corrida a menos do que se arriscarem na Rússia, onde elas consideram que os dados da pandemia não são confiáveis.

Uma saída seria fazer essa corrida em Portimão, Portugal, mas além dessa pista já estar na “reserva” de outra, o GP da Rússia em Sochi seria muito mais vantajoso financeiramente para a Liberty, que a ajudaria a pagar o tremendo prejuízo que já estão tendo em pagar (ao invés de receber) vários promotores de GPs este ano.

De qualquer maneira, depois disso a F1 voltaria para a Europa e duas semanas depois voaria para o Oriente Médio em meados de novembro para fazer mais duas corridas no Bahrain – a segunda delas no anel externo da pista – e finalmente terminaria em Abu Dhabi no dia 6 de dezembro.

Uma das minhas fontes chama esse de “calendário-provisório-oficial” e pode ser divulgado a qualquer momento, inclusive minutos depois de você ler essa coluna.

Mas a outra fonte disse que a F1 correrá mais uma vez na Europa, caso não haja o GP do Vietnã. Essa corrida seria em Portimão, Portugal, e substituiria a primeira data da China, empurrando tudo 1 ou duas semanas para a frente.

*Américas
Os promotores dos GPs do Canadá, EUA, México e Brasil insistem que querem fazer essas corridas, entretanto todas elas têm muitos problemas para serem realizadas.

Canadá: A pandemia está razoavelmente bem controlada e esperam que em outubro ela esteja bem controlada, no entanto o clima em Montreal a partir de outubro já é frio demais – menos de 10º em média – para a F1. Mesmo assim Montreal não está totalmente descartado e pode ser a única corrida nas Américas esse ano, principalmente se o GP da Rússia (em setembro) cair.

EUA: O Circuito das Américas passa por graves problemas financeiros. A Indy não vai fazer uma corrida lá este ano e a Moto GP ainda não confirmou sua corrida em Austin. Além disso, a pandemia ainda forte nos USA e a proibição de entrada de europeus nos EUA vigente neste momento inviabilizam o GP.

México: Apesar do promotor do GP ter afirmado esses dias que a corrida “segue firme”, isso é muito mais vontade do que realidade. O fato é que a pandemia está fortíssima no México, inclusive com o circuito Hermanos Rodriguez servindo como hospital de campanha neste momento para os doentes do coronavírus.

Brasil: É o pior país do mundo atualmente em termos de pandemia. Além de mais 1 milhão e trezentas mil pessoas infectadas, a média da última semana mostra cerca de 40 mil novos infectados por dia. Os EUA já proibiram a entrada de turistas brasileiros lá e a União Europeia fará o mesmo a partir de 1 de julho.

Portanto, essas devem ser as corridas que serão anunciadas pela Formula 1 para completar o calendário de 2020:

País Mês
Itália – Mugello setembro
Rússia / Canadá / Portimão setembro
China 1 outubro
China 2 outubro
Vietnã / Portimão outubro
Bahrain 1 novembro
Bahrain 2 (externo) novembro
Abu Dhabi dezembro

Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.