F1 – EXCLUSIVO – Dude: Vai ser muito tenso esse ano!

segunda-feira, 12 de abril de 2021 às 13:51

Mercedes – Bahrain 2021

Por: Adauto Silva

Este é o papo que tive com o Dude da Mercedes ontem à tarde. Como foi por telefone, demora um pouco para colocar em texto.

O que venho percebendo em outras conversas curtas com ele – e confirmada nessa – é que há uma grande tensão no ar esse ano em relação à disputa do título contra a Red Bull.

Aparentemente as regras novas e a melhoria constatada dos Touros e da Honda deixaram as coisas bem difíceis para os Prateados e provavelmente eles não têm um desafio desse nível desde que a era híbrida começou em 2014.

Eu: Grannnnnnnnde Dude, quanto tempo !!
Dude: Falamos sempre, big Adawtow!
Eu: Sempre muito rápido e sem poder publicar…
Dude: Muitas coisas você disse que ia publicar!
Eu: Publiquei algumas e contei outras no nosso Podcast, mas não uma conversa como a que vamos ter agora…
Dude: Bem, você sabe, tenho trabalhado demais nos últimos meses.
Eu: Sei sim, mas o pessoal quer saber do Dude, não quer saber de mim !!
Dude: Ahahahahaha!!! Você é uma figura… É muito bacana essa interação que você tem com os seus leitores! É uma coisa tipo “brasileira” isso?
Eu: Não, a diferença é que meus leitores são mais especiais do que os leitores dos outros !!
Dude: Hahaha, muto bom, muito bom mesmo!
Eu: Vamos começar com você contando como melhoraram tanto da pré-temporada para o Bahrain, que tal ??
Dude: Melhoramos menos do que devíamos…
Eu: Até ganharam a corrida !!
Dude: Verdade, mas as circunstâncias ajudaram, temos isso muito claro.
Eu: Quais circunstâncias ??
Dude: O problema no diferencial do Max e aquele imbróglio dos limites de pista, além de mais uma tocada impecável do homem.
Eu: Ele guiou muito mesmo, parece que está no auge ainda…
Dude: Certamente. Ele melhorou muito nos últimos anos. Continua acelerando igual, mas aprendeu a ser calculista e que na maioria das vezes se ganha em equipe.
Eu: Deixou de ser um predador solitário…
Dude: Isso, agora é um predador em equipe!
Eu: Mas só a tocada do homem não explica a melhora da pré-temporada para a primeira corrida.
Dude: Houveram algumas atualizações no carro e mais importante que isso, entendemos melhor o problema da traseira. Com isso conseguimos um acerto melhor com a traseira menos solta. Mas sabemos que precisamos melhorar muito ainda.
Eu: Já para Imola ??
Dude: Sim, ou perderemos a corrida.
Eu: Vão conseguir melhorar a ponto de vencer de novo ??
Dude: Não dá para saber, Adawtow. Estamos fazendo a lição de casa, mas os Touros também estão. Estamos um passo atrás no entendimento do carro, enquanto eles no ponto de darem o próximo passo.
Eu: Eles ficaram mordidos com a derrota no Bahrain…
Dude: Felizmente para nós, fizemos tudo certo e eles não. Mas sabemos que eles estão mais rápidos e não vão ficar cometendo erros em sequência, por isso precisamos melhorar sem parar. Você falou com o Mate e o Max deve estar mordido também!
Eu: Certamente está !!
Dude: Antigamente o Max estar mordido era um trunfo para nós, mas ele amadureceu demais e é um piloto completo agora. Sabemos o perigo que ele representa.
Eu: Voltando ao carro, qual é o maior problema hoje, porque a traseira de vocês parece arisca demais ??
Dude: Várias razões, mas os pneus estão tendo um papel fundamental.
Eu: Não é o corte no assoalho com o difusor menor ????????
Dude: Claro que isso piorou, mas piorou para todos. A soma disso + pneus + carro plano é o problema de fato.
Eu: Então o lance do rake tem fundamento?
Dude: Claro que sim. Carros planos usam aquela parte do assoalho que foi cortada muito mais que carros de rake alto! Não há dúvida sobre isso. Há uma diferença de pressão muito maior para carros planos sem aquela parte do assoalho.
Eu: Vocês esperavam por isso ??
Dude: Claro, tanto que não concordamos com essa regra, mas fomos voto vencido.
Eu: Pretendem levantar a traseira do carro?
Dude: Não funciona para esse carro, piora Precisaria mudar toda a aero para fazer isso e começar do zero.
Eu: O assoalho novo não funcionou ??
Dude: Não é bem assim. O papel daquelas irregularidades no assoalho é minimizar a perda de pressão devido ao corte. Até que funcionou, mas somado aos pneus com estrutura muito mais rígida e difusor menor, o resultado foi pior que o esperado e simulado tantas vezes.
Eu: Você diria que foi um erro de simulação ??
Dude: Não, não diria. Uma simulação excelente nos dá cerca de 95% de certeza, o que é muito bom para quase tudo, mas para brigar por alguns décimos de segundo só a pista mostra a realidade plena.
Eu: Agora vocês têm a pista e em situação de classificação e corrida. Vai melhorar para Imola ??
Dude: Vai. O acerto vai melhorar, alguns ajustes finos em algumas partes também vão ajudar, mas Imola é uma pista que na prática deve maximizar o nosso problema no Bahrain.
Eu: Então os Touros são favoritos ??
Dude: Totalmente.
Eu: Ah Dude, não acredito…
Dude: Nem eu!
(risadas gerais)
Eu: Sério, vai…
Dude: Não sei se eles são favoritos. O que você acha?
Eu: Não importa muito o que eu acho !!
Dude: Vamos esperar… Quem sabe o que pode acontecer…
Eu: Você sabe !!
Dude: Eu não! Saberia, se não tivesse sido aquele sufoco no Bahrain
Eu: Hoje está difícil para tirar certas coisas de você
Dude: Não consigo afirmar nada, não sei o que eles estão fazendo. O carro deles é muito rápido, eles têm um piloto pronto para tirar tudo, eles não vão continuar cometendo erros e devem ter margem para melhorias. O nosso lado vai melhorar, mas sinceramente não sei se será o suficiente já para Imola. Não se esqueça que agora não se pode mexer muito no carro.
Eu: Estou sentindo um certo pessimismo seu…
Dude: Não é pessimismo, é a realidade. Mas nós temos um campo muito grande para fazer a parte de trás do carro trabalhar melhor com os pneus. Nós vamos extrair mais aderência desses pneus e então vamos melhorar bastante. Mas como eu disse antes, o problema não são os pneus especificamente, é a combinação daqueles fatores.
Eu: Como fazer isso ??
Dude: Tem que mexer na suspensão e em vários detalhes da aero do carro. Lembra da Diva de 2017? Pois é, esse carro está nos lembrando aquele.
Eu: Com a diferença que o adversário é mais forte agora do que naquela época ??
Dude: Sim, é mais forte em basicamente todos os sentidos do que os Vermelhos eram, mas você já sabe disso, tenho certeza
Eu: Principalmente pilotos e organização ??
Dude: Viu como você já sabe!
Eu: Essa não é tão difícil… Em quem você apostaria dinheiro para vencer em Imola ??
Dude: Não apostaria!
Eu: Quando você vai pra lá?
Dude: Vou mais cedo dessa vez, terça-feira. Há muito trabalho a fazer, inclusive coisas novas que vamos tentar.
Eu: Quais coisas??
Dude: Trabalho de pista. Vamos scanear tudo em relação a ela, cada centímetro. Vamos começar a atualizar as nossas simulações e ainda com alguns dados novos que não coletávamos antes.
Eu: Isso parece interessante…
Dude: A ideia é que isso nos ajude bastante no acerto do carro.
Eu: E a UP ??
Dude: Isso está bem, mas a Honda chegou!
Eu: O que eles melhoraram ??
Dude: Parece que eles resolveram aquele problema da energia elétrica acabar antes do final das retas mais longas. A vantagem que tínhamos nesse ponto até o ano passado desapareceu. Mas isso também é uma área onde ainda vamos melhorar nessa temporada.
Eu: Aquelas pequenas explosões de potência você me disse no começo ano, já vão usar em Imola ??
Dude: E ideia é usar, mas além disso, a ideia é aumentar o tempo de potência elétrica.
Eu: Então vamos ter um campeonato bem “pegado” esse ano ??
Dude: Tudo leva a crer que sim. Já está sendo tenso para nós e tenho certeza que para eles (Touros) também. Mas é isso que os fãs e imprensa queriam.
Eu: Vocês não?
Dude: Estamos aqui para ganhar, queremos fechar essa era com todos os títulos, a tensão não nos enfraquece, mas sim nos alimenta!
Eu: Pelo jeito…

Adauto Silva
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