F1 – EXCLUSIVO – Dude: Só há uma possibilidade de Hamilton não estar no W12 no Bahrain

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021 às 16:15

Lewis Hamilton – Mercedes F1

Por: Adauto Silva

Devido a tantas especulações diárias e repetitivas em relação ao contrato de Lewis Hamilton com a equipe Mercedes, pedi ao meu contato na Mercedes um tempinho para batermos um papo sobre isso e aproveitar para falar um pouco sobre esta temporada.

Alguma mudança na relação equipe Mercedes / Lewis Hamilton?
Que eu e todos na equipe saibam tudo continua igual. O homem e o Finn formarão a nossa dupla de pilotos este ano mais uma vez. Isso nem é um assunto que conversamos entre nós, porque para nós está tudo certo desde dezembro de 2020.

O contrato foi assinado por todas as partes?
Bem, você sabe, eu não cuido de contratos, isso é coisa administrativa. Eu não vi o contrato dele, mas pessoas muito confiáveis – especialmente uma delas – que viram me disseram que está tudo sacramentado e com aqueles detalhes que já conversamos antes (prazo irrelevante, pois Hamilton poderia sair desde no primeiro ano avisando a equipe até outubro). Mas você sabe, cuido de uma boa parte do carro e posso te garantir que o W12 tem as modificações exigidas pelo regulamento e principalmente as que ele e o Finn pediram. O carro foi e está sendo feito para os dois. No carro do “homem” tem até um ou outro detalhe que ele pediu e o Finn não quis no dele.

Por isso te disse que tudo que eu tenho lido na mídia é especulação, algumas chegam a ser bizarras, tamanha criatividade de alguns veículos / jornalistas.

Existe alguma possibilidade de as coisas desandarem?
Eu só vejo uma maneira do “homem” não estar no carro no Bahrain, que é ele se aposentar. Porque isso ele pode fazer a qualquer momento. Mas pessoalmente acredito zero nessa possibilidade. Ele está se preparando, tem treinado muito e fala aqui conosco sobre o carro pelo menos umas três vezes por semana.

Você chegou a falar com ele este ano? Aquela impressão de ele se aposentar no final deste ano que tínhamos. Você continua com ela?
Sim, falei algumas vezes, mas não sobre isso, sobre o carro. E continuo achando que este será o último ano dele na Fórmula 1. Ele quer ganhar, bater todos os recordes possíveis e depois aposto que se aposenta. Ele é uma pessoa que se importa muito em deixar um legado positivo. Eu acho que a única possibilidade de ele não se aposentar no final deste ano é se ele não ganhar o campeonato. Então, talvez ele continuasse porque ficaria muito mordido. Mas deixe claro que essa é uma impressão minha, não uma informação.

O ano passado foi muito sofrido para todos nós que trabalhamos na Fórmula 1 e não foi diferente para os pilotos. Ficamos muito tempo sem ver nossas famílias, o medo da doença espreitando em todos os lugares. Avião, aeroporto, hotel, restaurante, transporte, pista, box, tudo bastante arriscado e, apesar de todos os protocolos rígidos que cumprimos, é tudo muito tenso, ainda mais para os pilotos, que ainda precisam cumprir alguma agenda com patrocinadores. Veja como é desproporcional a quantidade de pilotos que já contraíram a doença.

E nesse ano tudo indica que vai ser muito parecido com o ano passado. Não sei aí, mas aqui no Reino Unido e na Europa no geral a vacinação é muito mais lenta do que deveria, os casos estão aumentando e temos inúmeras cidades em lockdown.

Quando você acha que vão divulgar a renovação oficialmente?
Se dependesse somente do Lobo e da INEOS (que foi o Lobo quem trouxe garantindo o Hamilton pelo menos em 2021) eu acho que deixariam até o último minuto, tipo dias antes da pré-temporada no Bahrain. Mas algumas especulações ridículas podem estar deixando a Daimler e o homem ‘mal na fita’, então imagino que talvez antecipem isso para qualquer momento. Talvez na semana que vem, quem sabe!

Pra fechar, quem será o principal adversário este ano?
Os Touros, sem dúvida. Por causa de três fatores. O Newey está engajado só na Fórmula 1 novamente, a Honda parece que conseguiu os tais 40 hp e a contratação do Checo. Isso tudo vai tornar a equipe bem mais forte do que foi nos últimos dois anos. Os Vermelhos podem incomodar aqui ou acolá, mas disputar esse título, pessoalmente não creio.

E a McLaren?
Bem, você sabe, ainda tenho muitos amigos lá e tenho tido bastante contato com eles desde o ano passado por causa das mudanças de chassi que eles tiveram que fazer para usar nossa UP. Eles acham que a integração foi excelente e estão extremamente otimistas em disputar o P3 com os Vermelhos e vencê-los. Mas vencer corridas logo no primeiro ano eu acho possível, mas não muito provável. Precisaria de alguma sorte, ou algo revolucionário, digamos assim. Pessoalmente vou torcer para que eles batam os Vermelhos e incomodem os Touros sempre que possível.

Última. Conseguiram recuperar o downforce perdido por causa das novas regras do assoalho e difusor?
Quase tudo, você sabe, 1 segundo é muito para se recuperar, mas só teremos certeza do quanto já conseguimos nos testes de pré-temporada em março (12-14) no Bahrain. E ainda tem a mudança na estrutura dos pneus, que agora ficaram mais rígidos e aumentou o peso do carro em 6 kg. Isso tudo somado vai exigir outras calibragens de suspensão uma tocada diferente de 2020 e 2019 e vamos ver como cada um se sai. A adaptação deles será se suma importância…

Adaptação não parece ser um problema para o Lewis…
Nunca foi, ao contrário, é uma de suas grandes qualidades que o diferencia dos outros. Não tenho dúvida que em pouco tempo ele vai estar tirando tudo do carro.

Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.