F1 – Ex-dono da Ligier morre aos 85 anos de idade

domingo, 23 de agosto de 2015 às 20:04

Ligier de Laffite

O ex-proprietário da Ligier na Fórmula 1, Guy Ligier, faleceu aos 85 anos de idade. A equipe competiu no esporte por duas décadas: ele atuou como piloto desde o final dos anos 60, e estreou como dirigente em 1976.

A Ligier obteve várias vitórias com Jacques Laffite, Patrick Depailler e Didier Pironi até 1981, e a partir de então os resultados foram minguando. Guy vendeu a equipe em 1992, e em 1997 o nome desapareceu após a escuderia ser adquirida por Alain Prost.

Eric Boullier, diretor de corridas da McLaren-Honda, prestou homenagem ao seu compatriota Ligier. “Foi com grande tristeza que ouvi a notícia de que Guy Ligier havia falecido”, disse ele.

“Como uma criança que cresceu em Le Mans, eu estava inspirado e encantado com os belos e icônicos carros azuis e brancos da Ligier, que tiveram ao volante heróis franceses como Laffite, Depailler e Pironi. Ligier foi uma equipe muito francesa, que empregava pilotos franceses, mas também foi muito bem sucedida no cenário mundial”, prosseguiu ele.

“O próprio Guy era um personagem duro e intransigente, mas também era um real competidor. Na verdade, quando jovem, ele e seu grande amigo Jo Schlesser correram de F2 com McLarens. E, quando Jo morreu durante o GP da França em Rouen em 1968, Guy decidiu acrescentar o prefixo JS em todos os carros subsequentes da Ligier como um sinal de respeito. Em nome de todos na McLaren, eu gostaria de oferecer minhas sinceras condolências para a família e os amigos de um grande francês”, concluiu Boullier.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.