F1 estuda mudanças nas pistas para melhorar as corridas

terça-feira, 5 de dezembro de 2017 às 11:30

Ross Brawn

A Fórmula 1 está investigando se alterações nos circuitos são necessárias para melhorar as corridas.

Ross Brawn, diretor esportivo da categoria, diz que se a Liberty Media conseguir entender completamente o que torna uma pista boa para corridas, os traçados atuais podem ser ajustados.

“O programa aerodinâmico agora está começando a ganhar ritmo, e o trabalho no desenvolvimento dos circuitos está ocorrendo”, declarou ele. “Nós já conversamos com alguns circuitos a respeito de possíveis modificações visando melhorar as corridas”.

Brawn afirmou que a Liberty está examinando a história da F1 em sua investigação.

“Nós começamos a analisar nossos arquivos”, disse ele. “Tivemos períodos nos quais houve mais ultrapassagens? Há pistas onde acontecem mais ultrapassagens? Portanto, você pode fazer uma análise estatística”.

“É necessário ter cuidado com uma coisa: ultrapassagens não significam boas corridas. Você precisa começar a pensar no que são boas corridas, e são dois carros lutando um contra o outro. Pode significar que o piloto da frente permanece na frente, mas com ótimas disputas. É um pouco mais complexo do que contar o número de ultrapassagens”.

“O que estamos vendo até agora é que a capacidade de fazer diferentes traçados nas curvas é bastante importante para ajudar nas corridas. Então, um hairpin em uma pista estreita não é muito bom. Um hairpin em um circuito largo, onde alguns traçados diferentes são possíveis na entrada, pode favorecer boas disputas”.

“Acredito que Austin poderia entrar na categoria de curvas complexas. Você faz um traçado na entrada da curva e começa a forçar o carro que está se defendendo a adotar traçados diferentes. Eventualmente, você sai no lugar certo. É isso que estamos analisando”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.