F1 está violando acordo de competição da União Europeia, diz política

sexta-feira, 21 de novembro de 2014 às 9:24

Fórmula 1

Com grandes nomes da Fórmula 1 trocando de equipe e o campeonato de 2014 entrando em sua decisão, o furor a respeito do futuro da categoria teve uma pequena folga na quinta-feira.

Porém, nesta sexta, a guerra civil entre as furiosas equipes pequenas e Bernie Ecclestone, as equipes grandes e a CVC, proprietária da categoria, voltará à pole position.

Uma reunião entre Ecclestone e Lotus, Force India e Sauber deverá acontecer em Abu Dhabi, com as equipes suspeitando que um esforço conjunto para expulsá-las já está em vigor.

Agora, elas abandonaram suas ameaças de boicote, mas uma ameaça ainda maior para Ecclestone e a FIA pode ter surgido.

Anneliese Dodds, uma política britânica, escreveu para a divisão de competição da Comissão Europeia com “graves preocupações” a respeito do governo da Fórmula 1, de acordo com o jornal Times.

Isso ocorre depois de uma carta das equipes pequenas a Ecclestone na semana passada acusando as autoridades da Fórmula 1 de operar um “cartel” por meio da distribuição desigual de renda e do Grupo de Estratégia, dominado pelas equipes grandes.

“Foi fechado um acordo entre a Fórmula 1 e a União Europeia em relação à competição há alguns anos, e parece que ele não está sendo cumprido”, disse Dodds.

O Times afirmou que um dossiê foi enviado a Bruxelas, capital da União Europeia, revelando informações secretas sobre o Grupo de Estratégia e como as equipes mais poderosas também recebem a maior parte da renda comercial da Fórmula 1.

Bruxelas também pode ter interesse no fato da FIA, apesar de seu papel único de órgão regulador da categoria, recentemente ter concluído um acordo com Ecclestone incluindo uma parcela de 1 por cento dos direitos comerciais.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.