F1 está retendo o vídeo “para proteger Bianchi”, segundo relato

Momento do choque de Bianchi com o guindaste em Suzuka

Momento do choque de Bianchi com o guindaste em Suzuka

Dias depois da corrida de Suzuka, as autoridades da Fórmula 1 continuam retendo o vídeo oficial da batida de Jules Bianchi.

Até agora, apesar dos relatos de que a FOM, detentora dos direitos comerciais da categoria, filmou o acidente com suas câmeras de alta definição, as imagens não foram divulgadas. Até mesmo o vídeo amador tem sido repetidamente removido dos sites de mídia social a pedido da FOM, supostamente por razões de direitos autorais.

Porém, também foi sugerido que a Fórmula 1 e a FIA não querem que as imagens oficiais sejam vistas porque isso poderia implicar as autoridades da categoria em meio às controversas circunstâncias cercando o acidente de Bianchi.

Mas Michael Schmidt, respeitado correspondente da revista alemã Auto Motor und Sport, alega que o vídeo da FOM não está sendo divulgado por apenas uma razão: “Consideração pelas vítimas do acidente”. Ele está se referindo não só ao gravemente ferido piloto francês, mas particularmente aos seus pais e sua família.

Schmidt alega que as imagens oficiais mostram que o piloto da Marussia perdeu o controle de seu carro depois de “andar rápido demais sob bandeira amarela”. Ele acrescentou: “A Fórmula 1 não está se protegendo, e sim protegendo o próprio Jules Bianchi. O vídeo do acidente e os dados da telemetria podem provar que a culpa foi do piloto”.

Um dirigente da Fórmula 1 disse a Schmidt: “Isso (divulgar o vídeo) seria injusto com Bianchi, porque ele não pode se defender no momento”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.