F1 – Esperados dois ou três pit stops no GP da Inglaterra

sexta-feira, 4 de julho de 2014 às 16:10

Lewis Hamilton

O Grande Prêmio da Inglaterra é conhecido por seu clima extremamente instável e, embora ambas as sessões de treinos livres tenham sido realizadas em clima quente e ensolarado, a previsão para o resto do fim de semana é totalmente variável – o que pode, obviamente, ter um profundo efeito sobre o uso e a estratégia de pneus para a corrida, no domingo.

Os dois compostos mais duros foram escolhidos para Silverstone, o P Zero Laranja duro e o P Zero Branco médio, para encarar os mais altos esforços laterais do ano, provocados pelo circuito britânico. As equipes foram para a pista em seus habituais programas, durante as duas sessões de Treinos Livres, avaliando cada composto em diferentes cargas de combustível – o que pode não ser tão relevante caso chova.

O desgaste e degradação esteve sempre dentro dos parâmetros esperados para esta pista extremamente exigente, o que significa que, se as condições climáticas se mantiverem iguais (pista seca), entre dois e três pit stops são esperados. Diferentemente de outros circuitos, a evolução do asfalto (com mais emborrachamento) não é um fator tão importante em Silverstone, o que significa que as equipes já podem começar a calcular as suas estratégias de corrida desde já.

O piloto da Mercedes Lewis Hamilton fez o melhor tempo do dia com o composto médio no segundo treino livre (FP2), tendo sido superado diversas vezes pelo seu parceiro de equipe Nico Rosberg. Como de costume, os pilotos usaram apenas o pneu duro no primeiro treino livre (FP1), enquanto, à tarde, experimentaram os dois compostos – porque, teoricamente, os dados apurados são bem mais próximos das condições climáticas tanto da classificação quanto da corrida.

Até agora, a diferença do tempo de volta entre os dois compostos é de cerca de 1 segundo, e é bem provável que esta variação se mantenha durante todo o fim de semana.

De acordo com o diretor de automobilismo da Pirelli Paul Hembery, “o fim de semana teve um bom começo. As equipes realizaram os seus programas de avaliação de desempenho com os pneus duros e médios, e os resultados estiveram perfeitamente alinhados com as expectativas. Obviamente, existe um grande ponto de interrogação a respeito do clima. Por isso, é claro que todo esse trabalho que foi realizado é relevante e toda a informação obtida aqui é útil, principalmente porque a chance de termos pista seca durante a corrida é grande. Mas esta é uma situação pela qual as equipes sempre passam aqui em Silverstone e que constitui uma das características intrigante da Formula 1. No GP de Silverstone, sempre sentimos que a presença fantástica da torcida, e é ótimo trabalhar diante de alguns dos fãs mais entusiasmados do mundo”.

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