F1 – Especialistas absolvem a Red Bull no caso “bico de borracha”
sexta-feira, 9 de novembro de 2012 às 9:21Três publicações especializadas minimizaram o caso “Red Bull de borracha”. Imagens de vídeos recentes mostraram o RB8 com a ponta do bico decididamente flexível, fazendo com que alguns questionassem a legalidade da construção aparentemente de “borracha”.
Porém, escrevendo no Gazzetta dello Sport da Itália, o jornalista Andrea Cremonesi disse que “de acordo com a FIA, tudo está em ordem”.
“Chegou a informação de Paris que as partes em questão não são estruturais e não estão sujeitas aos mesmos testes rígidos que outras partes do carro”, explicou ele. “A FIA deixou claro que a ‘natureza macia’ do bico é exigida para evitar consequências perigosas se houver uma batida na lateral de outro carro”.
Tobias Gruner, um jornalista da Auto Motor und Sport da Alemanha, tem uma análise similar. “Nós mostramos as imagens aos nossos especialistas em tecnologia”, revelou ele. “O consenso: alarme falso”.
Ele afirmou que a ponta do bico é construída “sempre um pouco mais macia” para estar de acordo com os testes de impacto da FIA, e que, no carro de Vettel, ela pode ter parecido ainda mais fraca durante seu primeiro pit-stop em Abu Dhabi devido aos danos que havia sofrido.
Um relato na Autosprint da Itália acrescentou: “Nós consultamos os engenheiros de outras equipes, e agora podemos dizer que um certo grau de deformação na ponta do bico é aceitável”.
“Dito isso, é possível e bastante provável que a Red Bull tenha ido mais longe com sua interpretação, porque a estrutura deformável suporta a asa dianteira e pode ser usada para deixá-la mais perto do chão. Alguns técnicos na competição estão convencidos disso”, acrescentou o relato.
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