F1 – Escapamentos de Williams e Caterham são considerados ilegais pela FIA

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 às 15:03

Escapamento do CT03 da Caterham

Williams e Caterham podem ser forçadas a remover as controversas aletas que ficam no “canal de Coanda” de seus carros de 2013 depois de serem avisadas que a FIA as considera ilegais.

O novo FW35 da Williams possui uma aleta de duas partes atrás do escapamento, montado no topo do canal em formato de U no qual fica a saída dos canos de escape, enquanto a Caterham tem uma peça similar de uma parte posicionada um pouco mais para baixo.

O diretor técnico Mike Coughlan estava convencido de que a parte era legal quando foi questionado sobre o assunto após a apresentação do carro na manhã desta terça. Ele acredita que o fato de a aleta estar dividida em duas partes a torna permissível, enquanto vê o design da Caterham como ilegal por ser uma peça única que cobre totalmente o canal de Coanda.

Porém, a Williams confirmou que foi contatada pela FIA nesta manhã, com a federação expressando sua opinião de que o design, junto com o da Caterham, é ilegal. A FIA insiste que o propósito primário do escapamento não deve afetar a performance aerodinâmica do carro, uma estipulação governada por uma combinação de regras técnicas e diretrizes técnicas privadas fornecidas às equipes.

Visando garantir que isso não ocorra, ela afirma que as laterais dos canais de Coanda não podem se convergir de modo algum, significando que elas precisam ser verticais ou direcionadas para fora. Os gases de escape podem ter um efeito aerodinâmico incidental, mas o que Williams e Caterham tentaram fazer provavelmente está sendo visto como passar dos limites.

Apesar da preocupação da FIA, sua posição atual é apenas de consultoria, e ambas as equipes podem continuar utilizando seus designs durante os testes, que são regulados apenas no que diz respeito aos padrões de segurança. Se elas continuarem com essa configuração quando a temporada começar, a FIA poderá levar o assunto aos comissários de prova para análise.

Ao ser questionado sobre a situação um porta-voz declarou ao site Autosport: “A equipe conversou com a FIA nesta manhã (eles nos contataram), e foi por isso que demos nossa opinião. Agora, a equipe está buscando um esclarecimento adicional, e uma decisão sobre a continuidade desse design será tomada antes da primeira corrida”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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