F1 – ERS sendo trapaceado?

terça-feira, 18 de agosto de 2020 às 12:58
Unidade de Potência dos F1 2014

Unidade de Potência dos F1 a partir de 2014

Uma nova controvérsia sobre “trapaça” pode estar prestes a explodir na F1, desta vez sobre o ERS?

De acordo com a Auto Motor und Sport , os quatro fabricantes de motores do esporte receberam ordens da FIA para fornecer informações sobre seus sistemas de recuperação de energia esta semana.

O relato afirma que Mercedes, Ferrari, Honda e Renault devem fornecer desenhos e visualizações tridimensionais de projetos auxiliados por computador (CAD) de todos os circuitos auxiliares que não pertençam ao circuito de alta tensão.

A Auto Motor und Sport acrescenta que “a associação suspeita que um ou mais deles não cumprem as regras no que diz respeito à gestão de energia” e que “os pedidos dos delegado da FIA são demasiado específicos para uma investigação de rotina”.

O relato continua: “Então o aviso: Qualquer medida ou sistema inventado para alterar intencionalmente as medições elétricas é considerado uma violação grave do regulamento.”

“Parece semelhante a como a Ferrari enganou a medição do fluxo de combustível no ano passado. O sinal do sensor foi manipulado de tal forma que mais combustível pudesse ser injetado do que o relatado ao dispositivo de medição da FIA. ”

Em suma, a suspeita é que as regras estão sendo violadas por “mais potência sendo alimentada no sistema via MGU-K do que os 163 hp permitidos”.

O MGU-H é livre, cada fabricante pode extrair quanta potência puder, mas o MGU-K tem essa limitação de 163 hp.

Além das informações que diz que devem ser prestadas esta semana, o relato afirma que “em caso de dúvida, serão efetuadas verificações físicas nos carros”.

Concluindo, o relato afirma: “A repentina desconfiança levanta muitas questões. Ou a FIA está realmente tateando no escuro ou um ou mais fabricantes de motores estão explorando áreas cinzentas.”

“Isso sugere que até agora nenhum dos quatro fabricantes de UP reclamou que as regras deveriam ser alteradas no meio da temporada. Normalmente, isso teria causado protestos.”

“No entanto, também é possível que a FIA esteja usando a investigação dos sistemas ERS para justificar suas mudanças planejadas nos modos de motor.”

A última frase refere-se ao potencial banimento das configurações das UPs em “modo de festa” na classificação, que se acredita impulsionar equipes como a Mercedes na busca pela pole position.

Todos os fabricantes de motores passaram anos desenvolvendo essas ajudas de desempenho de curto prazo, embora o esforço adicional do motor e o aumento do uso de combustível que as acompanha signifiquem que não são muito úteis na corrida.

Um relato da semana passada indicou que a FIA informou às equipes que eles vão tentar restringir esses modos de classificação com novas regras para 2021.

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AS - www.autoracing.com.br

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