F1 – Equipes votam para introduzir sistema de punição por pontos

quinta-feira, 9 de maio de 2013 às 10:12

Acidente no GP da Bélgica de 2012

Os chefes de equipe da Fórmula 1 fizeram uma votação para introduzir um sistema de punição por pontos que poderá banir pilotos por infrações repetidas em 2014.

A Auto Motor und Sport e a Speed Week afirmaram que, durante uma reunião com Charlie Whiting na quarta-feira, o esquema – com os pilotos podendo acumular apenas 12 “pontos de demérito” em suas super licenças antes de uma suspensão de uma corrida ser imposta – ganhou uma votação por 7 a 4.

A proposta agora será levada ao Conselho Mundial de Automobilismo da FIA para aprovação no próximo mês. O novo sistema não substituiria completamente o regime atual, composto por multas, perda de posições no grid e advertências, mas os comissários também poderão impor punições por pontos por infrações na pista.

Como a votação demonstrou, nem todos apoiam o conceito. “O que acontece se Vettel tiver 12 pontos antes do GP da Alemanha, ou Alonso antes da Espanha – eles serão suspensos de sua corrida em casa?” disse um chefe de equipe não identificado ao correspondente alemão Michael Schmidt.

Relatos indicam que os pilotos ganharão pontos de punição por excesso de velocidade no pitlane, provocar uma colisão e pilotagem perigosa, passar por cima da linha branca na saída dos pits, ignorar bandeiras e várias outras infrações.

Na mesma reunião em Barcelona, os chefes de equipe votaram contra a proposta da Ferrari de trazer de volta os testes extensivos durante a temporada, apesar de algumas equipes terem sido favoráveis.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.