F1 – Equipes testaram pneus protótipos de 2017 em Spa

sexta-feira, 26 de agosto de 2016 às 16:49
Paul Hembery

Paul Hembery

O clima quente marcou as duas sessões de treinos livres no sopé de Ardennes, situação incomum em Spa. Durante a tarde, a temperatura ambiente chegou a 35º C e a do asfalto a 44º C. As equipes correram com todos os três compostos selecionados hoje: médio, macio e supermacio. Max Verstappen, da Red Bull, registrou o melhor tempo do dia no segundo treino livre, com 1m48s085, desbancando os 1m49s385 registrados na mesma sessão, no ano passado.

Nico Rosberg já havia superado essa marca na primeira sessão, quando entrou para a história da Fórmula 1 ao ser, pela primeira vez, o mais rápido em um treino oficial com o halo instalado. Na segunda sessão, os pilotos da Mercedes não usaram o pneu supermacio.

Além disso, alguns pilotos usaram novos pneus protótipos da Pirelli, com dois jogos adicionais por carros, alocados apenas para a sexta-feira. Esses pneus, de composto macio, contam com elementos que os ajudam a resistir a múltiplos impactos. Essa ação faz parte do programa regular de desenvolvimento da Pirelli. Os dados desses pneus serão agora analisados com o objetivo de utilização futura.

Como Spa tem a volta mais longa do ano com folga, o supermacio proporcionou uma notável vantagem em performance, agora na casa dos 1s2. Isso significa que a opção mais macia entre as disponíveis deve ser a escolha padrão para o treino classificatório. Dessa forma, é muito importante para as equipes coletar tanta informação quanto possível, tendo em vista a corrida. Se o clima quente se mantiver ao longo do fim de semana, os dados de hoje terão correlação direta com o treino classificatório amanhã e a corrida no domingo.

Paul Hembery, diretor de motorsport da Pirelli: “As equipes puderam acumular muitas informações relevantes, que serão válidas para elaborar as estratégias para a corrida, levando em conta que é a primeira vez que o supermacio é usado em Spa. Se o clima quente persistir, o cuidado com os pneus será muito importante no domingo, uma vez que vimos níveis consideravelmente altos de degradação hoje. Apenas hoje, alguns pilotos também usaram nossos novos pneus protótipos. Era um composto macio, com certos elementos novos projetados para aprimorar a resistência a múltiplos impactos. Isso faz parte do nosso plano de desenvolvimento contínuo. Vamos agora analisar os dados obtidos para avaliar se usaremos esses elementos no futuro.”

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