F1 – Equipes temem pelo consumo de combustível em 2017

segunda-feira, 13 de março de 2017 às 12:11
Ferrari e Mercedes

Ferrari e Mercedes

As equipes de Fórmula 1 temem que a capacidade máxima de combustível dos novos carros de 2017 não seja suficiente para durar toda uma corrida.

Equipe e pilotos podem ter que mudar suas estratégias para terminar corridas nos circuitos com alto consumo de combustível.

Sob as novas regras de 2017, as equipes foram permitidas levar 5kg extra de combustível nos carros. Isso coloca a capacidade máxima de 100kg (135 litros) para 105kg (142 litros).

Assim esperava-se compensar o aumento do consumo resultante do aumento de aderência. Mas a análise preliminar dos testes de pré-temporada no Circuito de Barcelona-Catalunha sugere que pode não ser suficiente.

De acordo com Auto Motor und Sport, os novos carros terão uma resistência extra de 10% do ar por causa da força aerodinâmica. Os carros serão 20 km/h mais lentos nas retas, mas ficarão mais tempo em aceleração plena e serão mais rápidos nas curvas.

Os pneus com maior duração permitirão que os pilotos sejam mais agressivos. Como resultado, os tempos de volta devem cair em uma média de três ou quatro segundos.

Mas os pilotos devem ter um ritmo adequado e serem mais cuidadosos se quiserem ir até o final da corrida. O consumo é particularmente alto em pistas como Melbourne e Bahrain, duas das três primeiras corridas de 2017.

Entende-se que os engenheiros da Mercedes, Ferrari, Renault e Honda foram todos surpreendidos com os números. O consumo de combustível parece ter sido muito maior do que calculado durante o desenvolvimento de inverno. Como resultado, eles estão se preparando para ‘corridas de economia de combustível’, onde os pilotos terão que aprender a ‘desacelerar e fazer a curva’.

E se os pilotos não conseguirem frear muito para tentar passar os rivais na pista, isso pode afetar a competição – especialmente no final das corridas. Há também a perspectiva de alguns carros serem incapazes de fazer a distância de corrida completa em algumas pistas.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.