F1 – Equipes são alertadas sobre largadas “pré-carregadas”
sábado, 4 de fevereiro de 2017 às 9:35A FIA disse às equipes de Fórmula 1 que uma ideia-chave para um procedimento de largada “pré-carregada”, que poderia imitar efeitos do controle de largada, não será permitido por razões de segurança. O movimento ocorre depois que a Ferrari revelou o conceito em correspondência à FIA.
Garantir que os pilotos estejam totalmente no controle dos procedimentos de largada tem sido uma prioridade da FIA nas últimas temporadas, enquanto as equipes lutam para achar maneiras de ainda facilitar a partida para os seus pilotos.
O site Motorsport.com descobriu que o diretor de corridas da F1, Charlie Whiting, recusou recentemente uma proposta apresentada pela Ferrari para um sistema de laragada “pré-carregado”. Não está claro se a Ferrari estava trabalhando no conceito apenas para si, impedindo que a ideia fosse desenvolvida por suas rivais.
Sob os regulamentos de largada apertados da F1, as equipes são proibidas de dar qualquer ajuda aos pilotos, que devem lidar sozinhos com a embreagem. Projetos que ajudam a ajustar o engajamento da embreagem, ou mesmo notificar os pilotos da melhor posição para os procedimentos, são proibidos.
O procedimento de largada “pré-carregado” teria dado aos pilotos a chance de “economizar” um equilíbrio de partida ideal. Mas entende-se que o perigo potencial de tal sistema foi a questão principal, com uma possibilidade maior do carro ficar parado no grid.
Além disso, sentiu-se também que dar a luz verde à ideia do sistema abriria guerras de desenvolvimento enormes, tanto na regulagem do acelerador como da embreagem.
Embora a visão de Whiting pareça descartar que qualquer um use o procedimento, as equipes sabem há muito tempo que, como chefe do Departamento Técnico da F1, ele só pode oferecer opiniões. Cabe aos comissários de corrida oferecer veredictos definitivos sobre a legalidade, mas não está claro se uma equipe arriscaria avançar com o sistema dada a opinião de Whiting.
charlie whiting, corridas, diretor, equipes, ferrari, fia, formula 1, largada, movimento, partida, pilotos, procedimento, sistema, site, temporadas
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.