F1 – Equipes Renault liberadas para correr com força total no GP da Austrália

quinta-feira, 13 de março de 2014 às 13:00

Renault

As equipes de Formula 1 da Renault tiveram liberação para rodar com seus motores na potência máxima, no Grande Prêmio da Austrália, neste fim de semana.

O fabricante francês de motores rodou numa especificação de menor potência para garantir a confiabilidade no meio das dificuldades iniciais que sofreu nos testes de pré-temporada.

Mas com modificações de software resolvendo os seus problemas e tendo melhorias no dinamômetro desde o último teste no Bahrain, a Renault está agora confiante sobre o estado de seu equipamento para permitir que seus motores possam rodar no máximo.

Remi Taffin, chefe de operações de pista da Renault, disse ao site Autosport: “Nós estávamos atrasados em alguns itens que queríamos ter no carro, o que nos impediu de correr em pleno potencial. Mas acho que agora estamos prontos e seremos capazes de ver como ele se sai com força máxima”.

Taffin acredita que as mudanças de software, projetado especialmente para resolver problemas com a ‘batida’ do motor, não diminuirá a confiabilidade.

‘Batida’ se refere ao som feito por um motor quando o seu ponto de ignição foi ajustado de forma incorreta, muitas vezes levando a danos no interior da câmara de combustão (ou ‘bater pinos’).

“É justo dizer que, quando você está atrasado, está atrasado em tudo. Então talvez sofremos um pouco com a falta de experiência em como lidar com essa situação. Nós tivemos que ser muito cautelosos. Não tínhamos naquela época o software adequado para evitar esse tipo de coisa”.

Embora existam esperanças de que a melhoria no desempenho e na consistência leve a um passo à frente no caminho certo, Taffin não tem ilusões sobre a quantidade de trabalho que ainda resta.

“Está ficando melhor, mas até vencermos, não está terminado”, disse ele. “Não é porque estamos à frente no nosso cronograma que iremos rever o nosso plano e reduzir nossos alvos. Nós não estaremos satisfeitos até que vencer uma corrida”.

Houve rumores de que os carros com motor Renault não seriam capazes de completar uma corrida por causa dos problemas de pré-temporada, mas Taffin está confiante que todos os carros serão capazes de largar em Melbourne.

“Se você olhar para o início dos V8, houveram alguns inícios muito ruins de algumas equipes no começo do ano, então inícios ruins estão relacionados com o próprio sistema do carro, do qual a unidade de energia faz parte”.

“Existem muitas configurações. Eventualmente, vamos encontrar uma que funcione”.

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