F1 – Equipes querem associação para defender interesses

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017 às 14:07
Fórmula 1

Fórmula 1

As equipes de Fórmula 1 estão querendo se unir e formar sua própria associação, a fim de defender seus interesses financeiros após a aquisição da categoria pela Liberty Media.

De acordo com o site Autosport, um destacado membro de uma equipe está liderando um movimento para formar uma organização para proteger seus benefícios, notadamente o ‘Bônus de Construtores’ recebido pela Mercedes, Red Bull, Ferrari e McLaren.

Enquanto a Liberty ainda estava no início de sua aquisição da F1, o CEO Chase Carey e o diretor comercial Sean Bratches abordaram o tema da reforma financeira, visando uma distribuição mais equitativa da renda, o que poderia implicar uma revisão do atual bônus.

Não é necessário dizer que as mudanças no atual Acordo de Concorde, que vai até o final de 2019, bem como potenciais revisões para o bônus, seriam recebidas com alegria pelas equipes menores, enquanto que teria a oposição das quatro grandes da categoria.

Resta saber, contudo, como uma associação não levaria à divisão entre as fileiras ou como as equipes menores seriam atraídas para participar de uma aliança sem qualquer incentivo financeiro para isso.

A última vez que as equipes tentaram algo parecido, foi por volta de 2008, com a criação da FOTA (Formula One Teams Association). Mas sua influência contra a FOM e a FIA eventualmente cessou e o grupo foi dissolvido em 2014.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.