F1 – Equipes preocupadas com mudanças de regras

quinta-feira, 27 de setembro de 2012 às 17:03
FIA

Federação Internacional de Automobilismo

A McLaren e a Mercedes estão entre as sete equipes que escreveram para a FIA expressando “preocupação” sobre futuras mudanças de regras.

Nesta sexta-feira o Conselho Mundial da FIA vai se reunir para discutir o caminho da F1 para os próximos anos, e tem havido uma preocupação crescente sobre mudanças de planos de como o esporte será regido, bem como a maneira como os controles de custos estão sendo implementados.

Em particular, um movimento para ter apenas seis equipes na Comissão de Fórmula 1, aliado a um aumento na taxa de inscrição e na incapacidade de implantação, pela FIA, em controlar o Acordo de Restrição de Custos, está gerando preocupações numa série de equipes.

Fontes revelaram que sete equipes – McLaren, Mercedes, Force India, Sauber, Caterham, Marussia, a HRT – enviaram uma carta conjunta ao presidente Jean Todt alertando-o a compreender as suas “preocupações” sobre a situação.

Os rumores são de que os Grupos de Trabalho Técnico e Esportivo poderiam ser dissolvidos, como parte do movimento para ter apenas seis equipes na Comissão de Fórmula 1. Isto faria com que as outras equipes perdessem influência na estabilidade das regras.

Na carta, cuja cópia foi vista pelo site Autosport, eles escreveram: “As equipes … aceitam que pode haver a necessidade de rever a composição e o funcionamento de uma Comissão de F1, mas não querem diminuir a autoridade das equipes neste fórum.”

“Em relação à estrutura da renovada da Comissão de Fórmula 1 a partir de 2013, as equipes estão preocupados com a composição proposta, com uma redução de doze equipes para apenas seis. Manter o status quo é a opção preferida.”

Há também uma certa confusão a respeito de porque a FIA, em um momento de redução de custos, está propondo um aumento dramático nas taxas de inscrição para 2013. “Em um momento em que a FIA e as equipes estão ativamente engajadas no controle de custos, as equipes repetem sua preocupação com um aumento tão significativo”, afirmou a carta.

“Além disso, as taxas das equipes deveriam ser mantidas separadas das taxas da Super Licença dos pilotos, e não agrupadas.”

Quanto controle de custos, as equipes pedem que a FIA faça um esforço para introduzir regras que ajudem a manter as despesas sob controle, bem como garantir uma adesão voluntária para o Acordo em 2013.

A reunião do Conselho Mundial também deve discutir o calendário provisório da F1 apresentado por Bernie Ecclestone, com qualquer ratificação podendo ser feita até dezembro.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.