F1 – Equipes de ponta não deverão usar jovens em treinos livres mais longos
quarta-feira, 25 de setembro de 2013 às 16:38As equipes de ponta da F1 não deverão usar o FP1 mais longo em 2014 para testar jovens pilotos, apesar deste ser o objetivo principal do alongamento da sessão.
Os chefes de equipe concordaram durante uma reunião antes do GP de Cingapura que a primeira sessão de treinos livres passaria de 90 para 120 minutos a partir de 2014. Entretanto, Ross Brawn admitiu que sua equipe deve priorizar os pilotos titulares.
“Acho que continuaremos a usar os pilotos titulares,” falou Brawn. “Uma das maiores mudanças é o jogo extra de pneus para os 30 primeiros minutos, o que eu acho uma boa ideia, e a possibilidade de mudar de piloto durante a sessão, o que eu não acho que vai ser muito fácil. Não dá para ter várias opiniões em um único treino. Mas não usaremos jovens nos carros, pois os titulares precisam do máximo de tempo possível na pista. Esta opção será mais atrativa para outras equipes mas, com certeza, não é o caso das que brigam por vitórias e campeonatos,” completou Brawn.
Martin Whitmarsh, chefe da McLaren, concorda que esta possibilidade deve ser usada apenas por equipes pequenas, a não ser que o regulamento obrigue ou proíba o uso dos titulares.
“Do ponto de vista da McLaren, não é algo que gostaríamos de fazer,” falou Whitmarsh. “Eu consigo entender a opinião de alguns, que falam que os jovens não estão tendo oportunidades para ganhar experiência antes de entrar na F1. Mas acho que isso acabará servindo as equipes menores, que conseguem vender essas sessões para ajudar em seus orçamentos anuais,” completou.
120, 90, atrativa, autoracing, campeonatos, concorda, f1, formula 1, jovens, Martin Whitmarsh, mclaren, minutos, pilotos, pista, possivel, sessões, tempo, titulares, vitórias
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.