F1 – Equipes de ponta assinaram novo Acordo de Concórdia, segundo relatos

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 às 11:12

F111-vettel-alonso-italia-domingo615
Mais relatos da mídia alegam que Ferrari e Red Bull, e provavelmente também a Sauber, já assinaram um novo Acordo de Concórdia separado com o chefe executivo da Fórmula 1, Bernie Ecclestone.

O rumor foi publicado pela primeira vez pela Auto Motor und Sport da Alemanha logo depois do Natal, após a saída das equipes da FOTA. Segundo o relato, o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou que as negociações a respeito do próximo Concórdia – com o atual devendo terminar no final de 2012 – começarão “em janeiro”.

Acredita-se que Ecclestone favoreça a tática “dividir e conquistar” – oferecendo acordos lucrativos para as equipes mais poderosas – porque isso enfraquece a capacidade de as outras equipes negociarem uma parcela proporcionalmente maior dos lucros da Fórmula 1. A Sauber, que utiliza motores Ferrari, também deixou a FOTA, provavelmente sendo seguida pela Toro Rosso, organização irmã da Red Bull.

“As consequências da decisão de Christian Horner, Luca di Montezemolo e Peter Sauber são enormes para o futuro da Fórmula 1”, escreveu Livio Oricchio, correspondente do jornal O Estado de S. Paulo. “A extensão do Acordo de Concórdia com Bernie Ecclestone será anunciada em breve por Red Bull, Ferrari e Sauber. E depois disso – como sempre acontece quando a Ferrari toma tal decisão – os restantes seguirão”.

A Autosprint da Itália concordou: “Red Bull e Ferrari chegaram a um acordo com Bernie Ecclestone sobre os termos de sua futura participação no campeonato mundial. O acordo – ainda não oficial – foi fechado em novembro”.

O relato afirmou que a quebra da FOTA forçará as outras equipes, incluindo McLaren e Mercedes, a também assinar novos Acordos de Concórdia. “É provável que, como no passado, Maranello tenha recebido algum dinheiro de bônus em troca de sua lealdade até 2017”, escreveu o jornalista Alberto Antonini.

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.