F1 – Entrevista com Martin Whitmarsh, CEO da McLaren

quinta-feira, 18 de novembro de 2010 às 13:44
A McLaren não conseguiu repetir a dobradinha do ano passado no GP da Malásia desta vez, mas sua liderança em ambos os campeonatos da Fórmula 1 permanece intacta. Quais outros aspectos positivos você pode tirar do fim de semana?
Sabíamos que seria um desafio bater a Ferrari na Malásia, e acho que acabamos tendo uma performance abaixo do normal. Porém, tiramos muitos pontos positivos das duas primeiras corridas desta temporada. Estou muito feliz com a maneira como todos estão trabalhando, por exemplo. Lewis e Heikki se dão fantasticamente bem, e em meus 19 anos com a equipe, não me lembro de ter visto uma troca de informações tão honesta entre os pilotos.

Lewis começou e terminou o fim de semana muito bem, mas as coisas aparentemente não deram muito certo no meio, durante a classificação.
Ele certamente estava menos confortável com o equilíbrio do seu carro no sábado, mas essas coisas acontecem. Havia chovido durante a noite, o que limpou a pista. Isso pode ter sido um fator, e também houve uma mudança na direção do vento. As pessoas nem sempre percebem como as condições de tempo instáveis afetam a maneira como o carro se comporta. Algumas vezes, funciona a nosso favor, outras vezes, não – e acho que foi o que aconteceu com Lewis. Ele se sentiu muito bem no carro na sexta-feira, mas as coisas mudaram. Vamos olhar esse aspecto do fim de semana dele com muito cuidado e tentar entendê-lo antes de irmos para o Bahrain.

Lewis Hamilton lidera o campeonato

O circuito de Sepang foi repavimentado depois da última temporada. Isso pode ter influenciado as coisas da perspectiva da McLaren?
Acredito que não. Inicialmente, o circuito ofereceu um nível de aderência menor, mas evoluiu. O asfalto é mais escuro do que era antes, e portanto, fica mais quente, o que cria uma janela maior de variações de temperatura, mas tenho certeza que isso não nos afetou negativamente.

Heikki teve azar por não terminar em segundo na Austrália, onde um período de safety car no momento errado o prejudicou, então você deve estar bastante feliz por vê-lo no pódio aqui.
Heikki fez um trabalho incrível. Ele e seu pessoal desenvolveram o acerto de seu carro até o ponto de ser mais rápido do que Lewis na classificação – apesar de ter um pouco mais de combustível. Fez um trabalho excelente na corrida também. Apesar da punição de cinco lugares no grid por obstruir outro carro durante a classificação, se recuperou para terminar em terceiro. Sem isso, estou confiante de que teria sido o segundo. Supostamente, lhe faltou confiança no ano passado quando as pessoas começaram a questionar seu potencial, mas estou entusiasmado por ver o quão duro ele vem trabalhando desde que se juntou à McLaren.

Heikki Kovalainen vem agradando a McLaren

Vamos voltar às punições da classificação. Lewis e Heikki perderam cinco posições no grid por bloquearem seus rivais. Como você viu isso?
Normalmente, todos os carros mais rápidos estão andando simultaneamente no final da classificação, mas desta vez, vários pilotos – incluindo os nossos – saíram um pouco mais cedo porque havia uma clara ameaça de chuva. Terminamos com uma situação na qual seis carros chegaram juntos ao mesmo ponto do circuito. Lewis e Heikki foram dois dos quatro em modo de economia de combustível, tendo completado suas voltas, enquanto os outros ainda estavam andando rápido. Avisamos nossos pilotos para se manterem fora do caminho, então eles estavam cientes dos carros mais rápidos se aproximando, mas Heikki olhou em seus espelhos e viu vários carros, alguns à esquerda e outros à direita. Ele pôde ver uma BMW que havia passado para a direita e teve de tomar uma decisão instantânea se estava ou não em volta rápida. Decidiu que seria muito perigoso atravessar a pista se o carro atrás tivesse uma velocidade de aproximação de 200 km/h. Ele e Lewis tentaram fazer o melhor para ficar fora do caminho, mas entendo a frustração dos outros dois pilotos e a decisão dos comissários. Pode parecer severo, mas os diretores precisam mandar uma mensagem clara, e nós respeitamos isso.

Você gostaria de ver uma mudança de regulamento para evitar uma possível repetição de situações como essa?
É preciso ter cuidado para não se precipitar, mas todas as equipes estão envolvidas no processo de elaboração das regras, e erramos em alguma coisa na última alteração do regulamento. Todos tiram o pé a fim de economizar combustível porque as regras permitem, mas na realidade, não deveríamos ter uma regra que permitisse velocidades de aproximação de 200 km/h em uma pista movimentada.

Martin Whitmarsh

Lewis fez uma largada fantástica e mostrou sua costumeira inspiração ao pular de nono para quinto nas primeiras curvas. Ele parecia destinado a outro bom resultado até perder muito tempo no primeiro pit-stop. O que aconteceu, exatamente?
O mecanismo de travamento da porca da roda falhou, já que quando o mecânico tentou retirar a porca, ela não saiu por causa do mecanismo. Ele fez um trabalho fantástico, porque pegou uma pistola diferente e teve de retirar a calota com a pistola reserva, e a segunda provavelmente cortou os dois pinos de travamento, o que permitiu que ele a retirasse. É algo que não havia acontecido antes e custou duas coisas a Lewis – 10 segundos nos pits e posições vitais na pista. Fez com que ele ficasse atrás de Mark Webber durante grande parte de seu segundo trecho, e ultrapassar é especialmente difícil em Sepang. Sem esse problema, aquele primeiro trecho fantástico teria lhe assegurado um lugar no pódio.

Próxima parada, Bahrain. O que podemos esperar ver lá?
Nosso próximo grande passo evolucionário será em Barcelona, mas experimentamos um ou dois pequenos desenvolvimentos no carro na Malásia, e o mesmo vai ocorrer no Bahrain. Precisamos ter uma performance melhor lá. Estamos liderando ambos os campeonatos, então não foi um começo de ano ruim, mas temos de melhorar no Bahrain e levar isso para a temporada européia.

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