F1 – Engenheiro afirma que sobrevivência é mais importante do que potência

domingo, 1 de fevereiro de 2015 às 9:42

Force India, Sauber e Lotus

Um ex-engenheiro da F1 acha que o esporte tem problemas maiores do que aumentar a potência dos motores para 1000 hp. De acordo com a revista especializada italiana Autosprint, dirigentes vão se reunir na próxima semana para discutir novamente a possibilidade de adaptar os V6 turbo atuais para produzir unidades com mais som e potência até 2017.

Tal ideia está ganhando ampla aceitação no pitlane. “Eu acho que nós precisamos evoluir, melhorar”, disse o chefe da Red Bull, Christian Horner. “Precisamos tornar os carros mais espetaculares e difíceis de serem guiados, de modo que o talento dos pilotos possa ser visto”.

Mas Ossi Oikarinen, um engenheiro finlandês que trabalhou com várias equipes de F1, incluindo Toyota, BMW e Ferrari até 2009, acredita que o esporte deve se concentrar em primeiro lugar no seu problema mais urgente. As retardatárias Marussia e Caterham ruíram, enquanto as intermediárias Force India, Sauber e Lotus declaradamente enfrentam dificuldades financeiras.

“Limitar o aumento dos custos não é fácil”, declarou Oikarinen ao jornal finlandês Iltalehti, “mas se algo não for feito, então as equipes independentes como a Sauber não vão sobreviver. Eu acho que esse é o problema que deve ser resolvido em primeiro lugar, antes de pensar em como aumentar a potência do motor”.

Hoje, Oikarinen trabalha no DTM, que ele diz ser “uma categoria muito divertida, mas em comparação com a F1 tem custos relativamente modestos”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.