F1 – Elegi e analisei os principais contendores de 2021

domingo, 3 de janeiro de 2021 às 14:54

Pilotos F1 2021 – Clique na imagem para aumentá-la

Por: Adauto Silva

Apesar de nenhum carro completo de 2021 ter ido à pista ainda, eu tenho uma boa ideia de como as coisas estão andando nas equipes e o que elas precisam fazer em seus carros – sempre considerando os pilotos que terão – para terem uma temporada melhor que a de 2020.

Neste texto examino as cinco equipes que considero que vão fazer as cinco primeiras posições no grid de 2021.

Lewis Hamilton

A Mercedes ainda parece ser a favorita para o título de 2021, apesar de ter que mostrar isso na pista quando a temporada começar, afinal os 70 anos de história da F1 mostraram que não existe equipe infalível e nem domínio que não acabe.

O motor prateado vai ganhar 20 hp, mas os cortes no assoalho dos dois lados do carro logo à frente das rodas traseiras anulando os direcionadores de ar para o difusor e mudando o controle de temperatura dos pneus traseiros, ainda preocupa a equipe, que teve em 2020 um carro impressionantemente neutro muito devido ao arranjo assoalho / difusor. Esse arranjo não será mais possível em 2021 e não está sendo fácil compensar isso com outras soluções que não afetem o restante do carro, que tem limitações impostas pelo regulamento específico para esta temporada.

Hamilton vai ficar e toda essa celeuma diária sobre o contrato é puro marketing para manter os Prateados nas manchetes da mídia.

Max Verstappen – Turquia 2020

A Red Bull tem todos os pré-requisitos para desafiar o domínio Prateado; uma estrutura invejável, o melhor projetista da F1, dinheiro quase que “à vontade”, um primeiro piloto em Verstappen no nível de Hamilton em muitos quesitos e agora um segundo piloto em Perez que parece ter boas condições de brigar com Bottas. E diferentemente dos anos anteriores, os Touros vão aproveitar o carro de 2020 – que terminou a temporada muito melhor do que começou – para evoluí-lo, ao invés de partir do zero novamente.

Se a Mercedes parou de evoluir seu carro ainda no primeiro terço da temporada para se concentrar na máquina de 2021 usando todos os tipos de simulação, pode-se dizer que a Red Bull evolui seu carro de 2021 na pista – o que é uma vantagem – durante a segunda metade de 2020, tantas foram as modificações que o RB16 sofreu ao longo desse período.

A única dúvida que ainda paira sobre mim, meu querido leitor, é o motor Honda. Um défice de 40 hp – que é o que vai acontecer em 2021, se os japoneses não conseguirem resolver essa questão – é impossível de ser tirado na pista em relação ao ultrarrápido Lewis Hamilton, mesmo com os Touros tendo um dos pilotos mais rápidos da história da F1 em Max Verstappen.

E mesmo com esses 40 hp, a Red Bull ainda terá um défice em relação a Mercedes de 10 a 15 hp este ano, afinal a UP dos Prateados também vai melhorar e tem esse potencial para entregar com confiabilidade.

Entretanto, 10 a 15 hp é perfeitamente possível tirar na aerodinâmica, assim como já foi mostrado de 2010 a 2013, quando os Touros tinham esse défice para a Ferrari e a Mercedes e mesmo assim venceram os quatro títulos daquele período. E olha que seu piloto principal era bom, mas não era um Max Verstappen.

Charles Leclerc

Depois, não se pode tirar os Vermelhos da equação. Se neste ano seu grande calcanhar de Aquiles foi uma UP incapaz de sequer chegar perto dos Prateados, fontes fidedignas me relataram que o novo motor Ferrari melhorou muito, ganhou cerca de 55 hp no dinamômetro (apesar do La Gazzetta Dello Sport ter publicado 30 hp hoje, que não cobre nem o défice que ela perdeu de 2019 para 2020) e provavelmente trará sua excelente dupla de pilotos, que considero a melhor do grid, para brigar por pódios.

Lando Norris – GP da Estíria 2020

E por fim, temos a McLaren, que se não vai brigar pelo título ainda, vem ainda mais forte do que já foi em sua ótima temporada de 2020. Com a UP Mercedes, com sua grande evolução contínua de aero e chassi nos últimos dois anos e com Ricciardo na equipe, eles podem no mínimo reviver sua grande rivalidade com a Ferrari em lutas acirradas em basicamente todas as pistas, isso se não beliscarem alguns pódios. Vencer os Prateados e Touros ainda parece difícil, mas em algumas circunstâncias que os favoreçam, pode acontecer uma vez ou outra.

Fernando Alonso – Abu Dhabi 2020

Esqueci da Alpine, antiga Renault? Não, na verdade não esqueci. Apesar de eles terem tido o segundo motor mais potente de 2020, o carro é pouco equilibrado e a aero deixa bastante a desejar, pois quando precisa de downforce, precisa meter asa traseira e o carro fica com muito arrasto comprometendo demais sua velocidade até em pequenas retas (repare na imagem acima a “parede” que a angulação da asa traseira faz no teste de Alonso em Abu Dhabi). Um outro bom exemplo disso foi em Mugello, uma pista que tem uma reta enorme, curvas de alta, mas também várias curvas de média. Ricciardo foi com acerto onde tinha bastante velocidade na grande reta, mas perdia demais nas curvas de média e não conseguia fazer as curvas 6,7,8 e 9 – que são de altíssima velocidade – de pé cravado, tinha que aliviar duas vezes!

E isso aconteceu em outras pistas também. Isso significa que a Alpine terá que encontrar mais downforce no conjunto sidepod, bargeboard, assoalho e difusor. Só assim eles conseguirão pregar a traseira um pouco mais sem precisar usar tanta angulação de asa traseira. E o motor precisará de pelo menos 20 hp com confiabilidade para se manter no nível de 2020. Como você pode ver, eles precisam de muita coisa para avançar no grid. Piloto tem, caso Alonso retorne logo ao nível em que guiava quando saiu da F1.

O espanhol, nos áureos tempos, tinha basicamente meio segundo no bolso sobre 90% dos outros pilotos do grid. Quanto será que ele tem hoje? Vamos ver…

A verdade é que este ano poderemos ter uma temporada muito mais interessante do que se previa até um mês atrás.

Estou bastante animado! E você?

Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.