F1 – Ecclestone e FIA afirmam que título de Vettel não está em risco

sexta-feira, 30 de novembro de 2012 às 9:07

Sebastian Vettel

Bernie Ecclestone classificou como uma “completa piada” os esforços da Ferrari para questionar o resultado do campeonato mundial de 2012.

A controvérsia surgiu quando foram amplamente divulgadas “pelos empresários de Fernando Alonso”, de acordo com a revista Sport Bild, imagens de vídeo de Sebastian Vettel supostamente fazendo uma ultrapassagem ilegal sob bandeira amarela em Interlagos.

A Ferrari confirmou que pediu um “esclarecimento” à FIA, e o porta-voz Luca Colajanni insiste que a organização de Maranello tem “até hoje (sexta-feira) para apelar”.

Ecclestone, chefe executivo da Fórmula 1, disse aos jornais britânicos que o caso é “uma completa piada. Foi uma super corrida, um super campeonato. Agora, todos estão falando sobre isso”, declarou ele.

Ecclestone afirmou que o furor subsequente é uma “brincadeira” porque Vettel só ultrapassou depois de passar por uma bandeira verde sendo agitada.

“Acredito que nenhuma atitude precisa ser tomada. É completamente errado”, acrescentou ele. “É uma coisa muito tola e ruim para qualquer um se esforçar desta maneira, porque não há nada de errado. A Ferrari teve uma ótima temporada, mas isso foi um erro”.

E ele disse à revista alemã Der Spiegel: “Vettel não sofrerá nenhuma consequência e continuará sendo o campeão mundial de 2012”.

De fato, o porta-voz da FIA, Norman Howell, indicou que a federação agora dará a notícia para a Ferrari em uma carta de resposta formal. “Agora que a Ferrari nos enviou uma carta pedindo uma explicação, ela será dada à equipe”, afirmou ele.

O diretor de prova da Fórmula 1, Charlie Whiting, acrescentou: “Nós nunca tivemos nenhuma dúvida de que a ultrapassagem de Vettel foi legal. Havia bandeiras e luzes conflitantes”, reconheceu ele à Sport Bild. “Isso foi investigado durante a corrida, com o resultado indicando que não deveria haver punição”.

Um porta-voz da FIA acrescentou: “O título de Vettel não está em risco. Uma investigação adicional não vai acontecer”.

Entretanto, Ecclestone reconheceu que outro possível caminho para a Ferrari é uma ação civil. “Mas o caso é inválido antes de começar”, disse ele ao Telegraph. “Nada vai acontecer”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.