F1 – Ecclestone diz que pagar Gribkowsky foi sua única alternativa

quinta-feira, 10 de novembro de 2011 às 11:42

b ecclestone.1Bernie Ecclestone declarou em um tribunal alemão que temeu a possibilidade de uma custosa investigação de impostos se não pagasse o ex-banqueiro do BayernLB, Gerhard Gribkowsky, para se manter em silêncio.

Ecclestone vem testemunhando no julgamento de Gribkowsky, que está sendo acusado de suborno, fraude e evasão de impostos na venda da Fórmula 1 em 2005.

Falando ao tribunal sobre o pagamento de 27.5 milhões de libras que foi feito, Ecclestone disse: “Eu não tive alternativa na época. A única alternativa era que as autoridades britânicas de impostos acompanhassem um caso que teria me custado muito caro”.

“O risco dos impostos teria excedido dois bilhões de libras. Eu o paguei (Gribkowsky) para que mantivesse a calma e não fizesse coisas tolas. Eu sabia que ele queria começar um negócio”.

Ecclestone recebeu a promessa de imunidade da promotoria por tudo o que disser em seu depoimento, mas ainda poderá ser implicado por seu papel no caso. Ele disse que Gribkowsky nunca ameaçou abertamente avisar as autoridades britânicas de impostos, mas ele sentiu que o risco de isso ocorrer era suficientemente grande.

Ecclestone também revelou que uma parcela de 18 milhões de libras do dinheiro foi paga a Gribkowsky via Flavio Briatore, ex-chefe da equipe Renault. Ele explicou que Briatore conhecia as razões para o pagamento: “Eu disse que estava sendo ameaçado”.

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.