F1 – E o favorito em Baku é…

quinta-feira, 26 de abril de 2018 às 12:19

GP do Azerbaijão

Por: Adauto Silva

Apesar de parecer loucura fazer previsões para uma pista como Baku num campeonato onde nem as equipes parecem ter certeza de nada, eu vou me arriscar a escrever um monte de bobagens aqui, antes sequer dos carros entrarem na pista para os treinos livres. No mínimo vai servir para entreter o pessoal que nos acessa e lê este escriba!!

Baku é uma das pistas mais “estranhas” que a F1 já correu, ou seria a mais? É uma mistura de Monaco com Monza. Tem uma parte absurdamente longa de pé cravado como em nenhuma outra pista que a F1 já correu – que é da curva 16 até a curva 1, ou seja, 2 km de pé no porão – e outra reta razoavelmente longa também entre as curvas 2 e 3.

Mas em compensação todas as 16 curvas da pista são travadas, de baixa, onde teoricamente os carros precisam de muito downforce e muita tração. Mas você não pode colocar downforce demais no carro, ou será completamente engolido pelo pelotão entre as curvas 16 e 1.

Por isso os carros vão com pouco downforce e precisam confiar na aderência mecânica para fazer as curvas de baixa. Deu certo no ano passado com Ricciardo, já que sua Red Bull era o carro com a menor angulação de asa traseira na pista e ele venceu. Mas, ano passado, com toda aquela confusão de vários safety-cars, não dá pra dizer que o australiano venceu por causa disso. Lógico que a baixíssima angulação da asa o ajudou naqueles 2 km a fazer várias ultrapassagens, mas ele, como sempre, se manteve fora de problemas, não cometeu erro algum e fez paradas sempre na hora certa, além de ótimas relargadas. A verdade é que RIC é um “senhor” piloto de corrida.

A aderência mecânica depende muito do acerto de suspensão que cada equipe vai conseguir. Ano passado a Mercedes tinha sérios problemas de suspensão, mas mesmo assim consegui acertá-la super bem para Baku, tanto que Hamilton ganharia a corrida, caso não tivesse tido aqueles dois problemas; um com Vettel e o outro com a proteção lateral que se soltou e o obrigou a fazer uma parada extra para ser recolocada pelos mecânicos.

Então, se a Mercedes acertar bem de novo sua suspensão, Hamilton e Bottas são fortes candidatos. São? Sei lá, a suspensão da Mercedes este ano está parecendo mais difícil que a do ano passado. A derrota clamorosa na China – uma pista totalmente da Mercedes – acendeu todas as luzes de emergência na equipe. Eu acho que no caso deles a coisa vai ser 8 ou 80 em Baku, ou vão para as cabeças, ou será um fiasco ficando atrás tanto da Ferrari quanto da Red Bull.

Red Bull? Sim, eles mesmos. O carro projetado por Adrian Newey tem uma aero extremamente sofisticada, muito downforce com pouquíssimo arrasto. E é por isso que eles podem se dar ao luxo de irem à pista com baixíssima angulação da asa traseira. Mas isso será o suficiente para compensar a ainda deficiente (50 hp) unidade de potência da Renault? Eu acho improvável, mas não impossível.

O que eu acho mais provável mesmo é que a Ferrari seja a favorita com Vettel. O carro não tem alguma deficiência flagrante como Mercedes e Red Bull. Na média a Ferrari se mostrou melhor nas duas últimas corridas e nessa terá uma vantagem extra, os pneus. Sim, pelo que parece desde a pré-temporada é que a Ferrari é o carro que cuida melhor dos pneus, principalmente dos mais macios, que serão os pneus mais usados em Baku.

Por que Vettel e não Kimi, que vem andando mais que Vettel muitas vezes este ano? Porque a Ferrari, diferentemente das outras equipes, já escolhe seu piloto número 1 de antemão. Kimi já sabe que a equipe vai fazer tudo para Vettel vencer desde a primeira corrida do ano, inclusive prejudicar sua corrida, caso seja necessário. Então, pra vencer Kimi precisa ganhar de Vettel e da Ferrari, ou contar com a sorte de Vettel ter algum tipo de problema pelo caminho.

E atrás deles? A Haas deve brigar com a Renault e eu acho que Magnussen – o Viking da F1 em grande fase – será o melhor colocado desses quatro carros, obviamente sem considerar as loucuras que o(s) período(s)de safety-car(s) podem proporcionar, tanto no meio, quanto na frente do pelotão.

Grosjean continua com problemas de frenagem e hoje, depois de tanto tempo com este mesmo problema, está meio claro que a culpa é dele, já que a Haas já trocou e destrocou de marca de freios e acertos de mil maneiras diferentes. Acho que se o francês conseguir chegar até o final da corrida sem chapar num daqueles muros, a equipe sairá no lucro!

Mas e a McLaren? Esquece, o carro não anda de reta. Ao contrário da Red Bull, sua aero tem bastante downforce, mas em compensação tem uma quantidade enorme de arrasto também, ou seja, no mínimo metade da culpa que a Honda levava pelo carro ser um lixo de reta nos anos anteriores não era dela, mas sim da própria McLaren.

Problema pior tem a Williams. Nem se os pilotos fossem bons a coisa estaria melhor. O carro tem pouco downforce e muito arrasto, o que o deixa ruim de curva e de reta. Vai brigar com a Sauber – com grande chance de perder – lá nas últimas posições. Paddy Lowe ainda está empregado lá por ter feito um carro “agressivo”? Que piada! O carro é lento mesmo, não tem nada de agressivo.

Não esqueci Renault, Toro Rosso e Force India não. Digo que elas vão correr atrás da Haas e à frente da Williams e Sauber. Mas qual delas se sairá melhor? Eu aposto que a Renault será a melhor dessas três e a Force India provavelmente a pior, a menos que a nova asa dianteira deles faça o milagre que a equipe está esperando.

Vai ser interessante também ver quem se sairá melhor entre Toro Rosso e McLaren. Em quem você aposta? Com 2 km de aceleração plena – vai ficar ruim para a McLaren se eles ficarem atrás da Toro. A conferir…

De qualquer maneira, se a corrida tiver uns dois períodos de safety-car – que é o que eu espero – ela tem tudo para ser boa!

Abaixo os melhores momentos do GP de 2017 onboard

Adauto Silva
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