F1 – E agora Touros?

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020 às 17:12

Marko, Checo e Horner

Por: Adauto Silva

Agora que a Red Bull terá uma dupla realmente forte de pilotos em Max e Checo, as coisas precisam se encaixar logo no começo da temporada para que os Touros montem um desafio real à quase esmagadora Mercedes.

Nos últimos anos, a Red Bull tem começado muito atrás dos Prateados e só consegue se recuperar quando não há mais tempo para virar o jogo. Foi assim em 2018, 2019 e 2020.

Este ano o carro começou com um sério problema de estabilidade em freadas e curvas de média e alta velocidade. Um carro problemático em curvas de média é praticamente um tiro fatal em pretensões de título, já que curvas de média velocidade é o que mais tem nas pistas do calendário da F1.

O problema era a interação com o túnel de vento, que é antigo e estava passando “informações” erradas para os engenheiros, inclusive diferente da dos pilotos, principalmente das de Verstappen. E isso passou a ocorrer quando os carros se tornaram mais largos em 2017.

Os Touros acharam que tinham corrigido a interação com o túnel de vento, mas não tinham. O problema do R16 (que vai manter esse nome para 2021) começava na asa dianteira, que determina o caminho que o ar vai fazer através do carro, ou seja, toda a sua aerodinâmica. Ela estava errada e continuou errada por boa parte da temporada.

Em determinadas situações a asa dianteira “estolava” tornando o carro extremamente imprevisível. Em Mugello a Red Bull finalmente descobriu o que fazer com a asa dianteira, mas Verstappen foi tirado da corrida na primeira volta ensanduichado por outros dois carros.

Mas Albon foi bem, teve sua melhor performance na Red Bull até então. Um claro sinal de que o carro tinha ficado mais fácil de guiar.

Na corrida seguinte na Rússia, a dura realidade se impôs aos Touros logo no TL1. O carro melhorou bem, mas o défice de potência da UP Honda para a da Mercedes obrigou a Red Bull a fazer um acerto com pouca angulação de asa traseira, para diminuir o arrasto e compensar o quanto possível a menor potência nas retas. Isso praticamente matou Albon, que não consegue guiar um carro “solto” como o genial Verstappen. Aliás, Max é um dos raros pilotos que consegue guiar rápido e sem erros catastróficos um carro assim.

A Red Bull não espera que Checo vença Max, mas espera que ele ande bem próximo, atrapalhe as Mercedes, dispute pódios com frequência e largue na frente ou vença quando as circunstancias ajudarem. É por isso que o contrato é de 1 ano. É a chance da vida de Checo, um desafio e tanto para o ótimo piloto mexicano. Ele não precisou entregar dinheiro de seus patrocinadores para os Touros e ainda vai ganhar um salário da Red Bull. E não, ele não assinou como segundo piloto. Isso não existe na Red Bull. O primeiro e segundo pilotos lá, como na esmagadora maioria das equipes, é definido pelo cronômetro.

Voltando às agruras dos Touros em 2020, nas corridas seguintes à da Rússia, Adrian Newey resolveu tentar colocar mais downforce na traseira do carro através principalmente de mudanças no assoalho e difusor – que geram muito menos arrasto que a asa traseira – , mas ainda com pouca angulação na maldita asa. Foram vários desenvolvimentos um atrás do outro, corrida após corrida. Essas mudanças foram pregando mais a traseira, ainda que isso tenha tornado o carro cada vez mais arisco, ou seja, sem margem de erro para os pilotos. A janela de freadas e contorno de curvas – que já é muito estreita num F1 – foi ficando mais estreita e Albon cada vez mais desesperado tentando acompanhar Max. Impossível.

Max Verstappen – Red Bull RB 16

A Red Bull achou que teria chances de vitória em Sakhir com Max, se ele fizesse uma corrida do tipo “perfeita”. Na classificação Max ficou a apenas 1 décimo de segundo da pole, mas novamente foi vítima de outro carro (Leclerc) que o tirou da corrida na primeira volta.

Finalmente os Touros chegaram na última corrida do ano com o seu melhor carro, muitos dos problemas resolvidos e prontos para disputar a vitória com os Prateados. O carro ainda um pouco arisco, mas cada vez menos conforme o desenvolvimento, que não parou em nenhuma corrida anterior.

Então veio a vitória de Max e o P4 de Albon. Sim, o resultado foi ajudado por problemas ainda não bem explicados na Mercedes, mas veio. A performance de Albon chegando muito perto de Hamilton foi a certeza que o carro realmente evoluiu, apesar de ter sido tarde para Albon manter seu assento.

Agora vamos para 2021 e a Red Bull sabe que a Mercedes não evoluiu mais seu carro de 2020 nas ultimas nove corridas do ano. Os Prateados se concentraram no carro de 2021, que terá um corte na parte traseira do assoalho que tirará cerca de 10 bits (vamos chamar de pontos) de downforce de todos os carros.

Meu contato na Mercedes me disse que o carro de 2021 está bem avançado, uma vez que já faz tempo que estão trabalhando nele. Ele não confirmou uma informação que roda na internet de que a Mercedes já teria conseguido compensar aquela perda dos 10 pontos de downforce, mas parece bastante confiante que conseguirão. E mais, tem coisa nova na UP, com “um ganho de pelo menos uns 20 hp, Adawtow”!

E isso é uma péssima notícia para a concorrência, principalmente para os Touros, que neste momento são a maior ameaça aos Prateados.

Max e Checo fazem uma belíssima dupla, mas nenhum deles – assim como nenhum outro – é capaz de fazer milagre, portanto a Red Bull e a Honda precisam entregar logo na primeira corrida em Melbourne, senão o que vai acontecer é a repetição dos últimos anos com os Touros correndo atrás do rabo, enquanto os Prateados correm para o abraço.

O Mate já disse que se a Honda não vier com “pelo menos mais 40 hp” na UP a coisa não vai acontecer. Eu acredito nisso, faz todo o sentido do mundo. Eles precisam ter um motor que empurre a barata com mais asa traseira, isso é absolutamente definitivo nas pretensões de título.

Uma última info importante é que o Hamilton já assinou o contrato. A Mercedes aprendeu com a Red Bull e está fazendo onda para anunciar enquanto recebe muita mídia grátis por isso. Quando será o anuncio oficial? Talvez dia 30 como presente de ano novo para os fãs.

Ou, quem sabe como presente de Natal dia 23?

Adauto Silva
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